29 janeiro 2010

Rocambole de batatas com alho-poró e passas

Eu queria preparar umas lulas que havia comprado na forma de espetinhos... Sabia que queria fazê-las na chapa e serví-las com azeite de ervas. Me falatava, porém, o acompanhamento. Optei por um rocambole de batatas recheado, uma parceria que virou a estrela do almoço! O namô adorou, tanto que nem reclamou das passas metidas no recheio! =)

Rocambole de batatas com alho-poró e passas


- 1,2kg de batata
- 1 alho-poró
- 2 cenoras médias
- 1 cebola média
- 50g de passas sem semente (pode ser branca ou negra)
- 2 colheres de sopa de maionese (se for caseira, melhor)
- 1 punhado de queijo parmesão ralado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 50 ml de leite
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto

Preparo

Leve as batatas para cozinhar. Feito isso, amasse-as e prepare um purê firme com a manteiga e o leite. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Deixe esfriar.

Aqueça o fundo de uma panela e refogue a cebola em tiras finas, o alho-poró, também em tirinhas, e a cenoura. Eu uso o descascador para conseguir fatias bem finas.

Deixe refogar por uns 7 minutinhos, junte as passas e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Para mim, as passas dão um toque delicioso ao recheio, mas podem ser substituídas por azeitonas, por exemplo.

Em uma bancada coberta com filme plástico, espalhe de maneira uniforme o purê, como se estivesse cobrindo o fundo de um tabuleiro. Distribua o recheio e, com a ajuda do filme plástico, enrole o rocambole.

Tranfira o rocambole para um tabuleiro untado com azeite, cubra-o com a maionese e polvilhe o queijo. Leve para gratinar em forno pré-aquecido.

Deixe amornar antes de servir. Fica mais saboroso e é mais fácil para cortar.

bom apetite!

Um comentário:

  1. Joana, esse seu rocambole de batata está de babar, admiro quem sabe enrolar o rocambole de forma tão precisa, lindissímo e me parece super leve, parabéns não é a toa que o boyfriend amou, né?, vc e suas mãos mágicas, bjkas querida e bom fim de semana ;)...

    ResponderExcluir