19 janeiro 2010

Risotto de camarão e rúcula

Fazia um tempinho que eu não postava um risotto por aqui, o que não quer dizer que o dito estava ausente da minha cozinha... O namô adora e, sempre que deixo para a vontade dele ditar o prato, a chance de ser risotto é 3:1! =)

A combinação camarão-rúcula me encanta... seja em risottos, pizzas ou massas. A experimentação desse prato foi substituir o vinho branco pela garnacha, um vinho muito tradicional por aqui, mais adocicado (como se fosse um moscatel), elaborado em sua totalidade por essa cepa de uva e que trouxemos de uma bodega do Alt Empordà.


Risotto de camarão e rúcula

- 1 cebola pequena picadinha
- 150g de camarão (usei dos pequenos mesmo)
- 150g de arroz arbóreo
- 1 mão cheia de folhas de rúcula grosseiramente picadas
- 50g de manteiga
- 50 ml de garnacha
- 2 colheres de azeite
- 50g de parmesão ralado
- sal e pimenta a gosto
- caldo de verduras q.b. (ou de pescado)

Preparo

Aqueça o azeite em uma panela de fundo grosso, coloque o camarão para refogar, coisa de três minutinhos. Retire o camarão da panela e reserve o caldinho que por ventura sair do marisco.

Coloque a cebola na panela e refogue sem dourar. No fogo alto, junte o arroz e deixe uns minutinhos mais, mexendo sempre. Acrescente a garnacha (ou vinho branco), abaixe o fogo e adicione 2 conchas do caldo quente e o pretenso caldinho de camarão.

Conforme o líquido for evaporando (não use tampa), acrescente mais um pouco de caldo. Mexa de vez em quando para não grudar nas laterais ou fundo da panela.

Cozinhe até o arroz ficar al dente, a quantidade de fundo varia conforme arroz.

Quando estiver a ponto, acrescente o camarão e desligue. Finalize com a rúcula, o queijo parmesão, a manteiga, sal e pimenta a gosto.

Espere uns cinco minutinhos e sirva em seguida.

bom apetite!

Um comentário:

  1. Adoro a palavra risotto e são tantas as receitas que me deixam com vontade de fazer muitos risottos e este é uma excelente opção.

    ResponderExcluir