02 fevereiro 2010

Farfalle com gosto de inverno

Juro que queria haver postado antes, mas é que esse fim de semana foi cheio de trabalho invisível.
O que é isso?
Segundo a minha mãe, aqueles trabalhos domésticos que você passa horas e horas fazendo, mas que ninguém nota.
Os meus? Organizar armários e passar a roupa acumulada. Detalhe: mesmo preenchendo todo o fim de semana (aproveitei que o namorido trouxe trabalho para casa para fazer coro e dizer não a um fim de semana de sofá, pipoca e filmes) ainda tenho muito o que fazer ao longo dessa semana. Porque tudo acumula tanto? =s

O friozinho segue por aqui e um bom prato de pasta é mais que comfort. Esse me lembra muito a escalivada (merece uma postagem porque é simples e delicioso), talvez porque use exatamente a mesma base, pimentão e berinjelas. Delícia!

Farfalle a la escalivada


- 250g de farfalle (usei tricolor)
- 1 berinjela
- 1 pimentão vermelho
- 6 anchovas
- 1 dente de alho picadinho
- 1 cebola média picadinha
- 2 colheres de sopa de azeite
- molho de tomate caseiro
- sal e pimenta a gosto
- 1 punhado de queijo parmesão ralado

Preparo

Aqueça o fundo de uma panela e comece com a berinjela. Cortada em quatro (sentido longitudinal) e logo em fatias finas, disponha os troços e deixe dourar. Faça isso sem azeite.

Vire e deixe mais uns minutinhos. Tive que repetir o processo porque não couberam todos os pedaços de uma vez só. Reserve.

Aqueça o azeite e refogue alho e cebola. Junte os filés de anchova picados e, se quiser, um pouco do azeite do pescadinho. Vá mexendo até que os filés estejam quase desfeitos.

Junte o pimentão cortado em cubos de mais ou menos 1 cm. Refogue mais uns cinco minutos e incorpore a berinjela, o molho de tomate e salpimente.

Junte o farfalle (que foi cozido a parte, seguindo orientações da embalagem), misture bem e sirva em seguida, com um fio de azeite (usei picante) e queijo parmesão.

bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário