18 janeiro 2010

Frango assado com ervas

Outro dia estávamos eu e o namorido estirados no sofá olhando qualquer coisa na TV. E começou um programa especial de festas de fim de ano, no Canal Cozinha, com receitas de Jamie Oliver. Nem preciso dizer que os dois se puseram a babar...
Foi inspirada em uma dessas receitas e em algo que recordei do mesmo chef, uma forma de preparar o frango descolando a pele e colocando muitas ervas, que fiz esse prato. Eu gostei bastante do resultado, apesar de não ser muito light! A carne ficou suculenta e saborosa... com certeza teremos uma reprise!

Frango assado com ervas

- 1 frango inteiro limpo e sem miúdos (usei orgânico)
- 120g de manteiga em temperatura ambiente
- 2 cebolas médias
- 100g de bacon
- 10 batatas pequenas sem casca
- 1 limão
- ervas a gosto (usei alecrim, tomilho, orégano e cominho)
- sal e pimenta a gosto

Preparo

Lave o frango por dentro e por fora e seque bem com papel toalha. Parta o limão pela metade e esfregue por todo o cocó.

Com as mãos e a ajuda de uma faquinha, descole toda a pele do frango, inclusive das coxas.

Em um processador, coloque a manteiga, as ervas, sal e pimenta, e deixe que tudo se mescle em uma pasta homogênea. Use-a para untar toda a carne do cocó e passe também por cima da pele.

Processe a cebola e o bacon e recheie o frango.

Feito isso, delicadamente, "vestir" o frango com sua pele e usar cordão para atá-la bem. Assim não se escapará durante o cozimento.

Coloque-o em um refratário, disponha as batatas ao redor, salpimente o frango e as batatas e acrescente um fio de azeite.

Leve a forno pré-aquecido por 10 minutos a 200º e, em seguida, reduza a temperatura para 180º. Deixe assando até dourar (cerca de 1h30), regando de tempos em tempos com o suco que se acumula no refratário. Sirva em seguida.


bom apetite!

2 comentários:

  1. Joana!!!!, que frango é esse, simples porém muito apetitoso, aqui em casa não duraria 3', pois adoramos frango assado e bacon, não poderia ter mistura melhor, vou anotar seus temperos, pois adoramos variar a execução do frango assado, nossa tô imaginando um pedaçinho desse franguinho com essa batatinha, demais, bjkas e ótima semana p/ vc tbém :)...

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de um belo assado.
    Que frango tão apetitoso!! :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir