20 janeiro 2010

Asinhas de frango crocante (direto do Tachos de Ensaio)

Eu vivo a inspirar-me nas cozinhas vizinhas e não tenho nenhum medo de dizer-lo! Adoro aprender coisas novas e há umas receitas amigas que são tão apetitosas que é impossível conter o impulso de provar-las. Foi o que aconteceu com essa aqui... desde que vi publicada na cozinha da Marizé, minha boca salivou, reservei o tópico na minha extensa lista de receitas a testar e fui esperando o momento ideal para executá-la.
Eu adorei o resultado, mas da próxima vez estarei atenta ao empanado... isso para que saia ainda mais crocante. O meu ficou bom, mas não espetacular. Não sei se o pão triturei não estava sequinho sequinho, ou o quê... Enfim, detalhes que não tiram a irresistibilidade (existe isso?) do prato. Excelente para um aperitivo e, para mim, um almocinho rápido perfeito, que acompanhei com salada verde e vinagrete de abobrinha!




Asinhas de frango crocante

- 400g de asinhas de frango (separadas)
- 1 xícara de chá de pão ralado (comprado ou feito em casa - optei pelo último)
- 1 xícara de chá de leite talhado (buttermilk)
- 1 colher de sopa de molho de pimenta ou chilli a gosto
- 3/4 de xícara de chá de parmesão ralado fino
- 1 colher de sopa de tomilho (ou sua erva de preferência)
- sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Primeiro, talhe o leite acrescentando limão espremido (certa de 1/2 limão). Deixe repousar até engrossar.

Feito isso, tempere as asinhas com o sal e com o molho de pimenta, coloque por cima o leite talhado e leve à geladeira por, pelo menos, 1 hora.

Processe o pão, o tomilho, o queijo e a pimenta do reino, até obter migalhas finas.

Retire o frango da marinada e passe pelo preparado de pão. Disponha em uma grelha sobre um tabuleiro e leve a forno pré-aquecido a 180º, até estarem douradas. Deixe arrefecer um pouquinho e sirva acompanhado de limão ou do vinagrete.

Vinagrete de abobrinha

- 1 cebola pequena picadinha
- 1/2 pimentão vermelho picadinho
- 2 tomates maduros (sem sementes nem pele) picadinhos
- 1 abrobrinha média picada em cubinhos
- sal e pimenta a gosto
- suco de 1 limão
- azeite

Preparo

Em um bol, coloque a cebola, o sal a pimenta e o suco de limão. Deixe reposar por uns 10 minutinhos.

Acrescente o pimentão, a abobrinha e o tomate, acerte o sal e finalize com o azeite.

Eu preparo com antecedência para que o vinagrete fique mais saboroso. A abobrinha dá um toque diferente e é extremamente saudável!

bom apetite!

3 comentários:

  1. Lindo Joana, vc sempre no requinte e capricho deixando a gente babando, parabéns, tá divino!!!, tenho verdadeira paixão por vinagrete, esse seu tá o "must", bjokas ;)...

    ResponderExcluir
  2. Joana, de facto acertámos as duas na mouche! :)
    Que delícia.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir