21 janeiro 2010

Arroz cremoso com verduras

Pras bandas de cá, arroz é sinônimo de paella. Acordei com uma vontade enorme de preparar um, bem quetinho, para dar um cheque nesses dias de inverno meio chuvoso.
Mas não dava para ser paella. Primeiro porque faltavam ingredientes, segundo porque é o namô quem pilota o fogão no dia de fazer a dita.
Teimosa como sou, encontrei uma opção gostosa, confort e muito fácil de fazer. O refogado de cebola e pimentão é fundamental para dar cor e sabor ao prato. O melhor da receita é que dá para fazer inúmeras variações (camarões, mexilhões, frango), com o que há na geladeira e com o que te agrada mais. Nesse, lulas e verdurinhas al dente! Nham nham!

Arroz cremoso com verduras


- 150g de lula picada em quadradinhos
- 1 abobrinha média em cubinhos
- 1 cebola média picadinha
- 1 pimentão vermelho em cubinhos
- 1 mão cheia de ervilha fresca (usei congelada)
- 1 xícara de chá de arroz arbóreo
- 2 xícaras de caldo de pescado (pode ser de legumes também)
- 200ml de creme de leite
- 3 colheres de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto

Preparo

Aqueça o fundo da panela, coloque 1 colher de sopa de azeite e leve as lulas para refogar, até ficarem douradinhas. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Coloque o azeite restante, junte a cebola e o pimentão e refoge em fogo brando por uns 15 minutinhos, mexendo sempre.

Acrescente o arroz, deixe refogar e, por último, junte as ervilhas e a abobrinha. É hora de colocar o caldo, que deve estar bem quente. Deixe o caldo evaporar (o arroz tem que estar um pouco úmido), sem mexer o arroz.

Para finalizar, acrescente o creme de leite e acerte o sal. Sirva em seguida.

bom apetite!

2 comentários: