27 janeiro 2010

Focaccia

Taí uma receita muito simples de preparar e deliciosa de comer.
Eu adoro ter focaccia em casa, para convertê-la na estrelinha da noite acompanhada de um bom vinho ou para servir de entrada, acompanhanda de uma boa sopinha.
É uma massa que pode ser preparada apenas com ervas e flor de sal ou receber a variação de cobertura que mais te agrade. Eu sempre repito a receita e vale a pena pela textura e sabor.

Focaccia de mozzarela, azeitona e pimentão assado


- 500g de farinha de trigo para pão
- 315ml de água morna
- 25g de fermento fresco
- 1 colher de sopa de açucar
- 1 colher de sopa de sal
- azeite q.b (usei extra virgem e picante)
- 1 dente de alho picadinho
- 100g de mozzarella fresca em troços
- 1 punhado de azeitonas sem caroço
- pimentão assado em tiras
- 1 colher de sopa de alecrim (se tiver ervas frescas, melhor)
- 1 colher de sopa de orégano
- flor de sal e pimenta do reino

Preparo

Em uma bancada (ou bol), disponha a farinha, faça um furo no meio (estilo vulcãozinho), coloque o sal. Amorne a água, dissolva o fermento e o açucar.

Verta a mistura no centro do vulão e vá misturando aos poucos, até que obtenha uma massa espessa. Hora de trabalhar com as mãos, até que obtenha uma massa lisa e elástica.

Polvilhe farinha, cubra o bol com um pano úmido e deixe a massa descansar, por pelo menos uma hora.

Unte um tabuleiro com azeite e polvilhe farinha. Com as mãos, vá estirando a massa até cobrir o fundo, de maneira mais ou menos uniforme.

Com as pontas dos dedos, faça fundinhos na massa.

Espalhe as ervas, azeite e vá colocando os ingredientes da cobertura, fazendo um pouquinho de pressão. É muito importante que a massa esteja bem untada. Por último, coloque o alho, tempere com pimenta e flor de sal.

Leve a forno pré aquecido a 190ª até que a focaccia esteja dourada (o tempo vai depender da potência do forno). Retire do forno, deixe amornar e sirva com um fio de azeite.

bom apetite!

3 comentários:

  1. eu amo focaccia..gostei da sua receita!!!bjus

    ResponderExcluir
  2. Eu não podia deixar de comentar a sua focaccia, como não comentar uma lindeza dessa, ainda mais com tudo que gosto, mozarella, azeitona e pimentão, um dia ainda faço, agora vendo a pizza ali no quadrinho de cima aquela massa de pizza que vc fez com cerveja aqui em casa já virou a massa oficial, falou em pizza tem que ser a massa de cerveja da Joana, bjkas queridona ;)...

    ResponderExcluir