01 outubro 2012

Perna de cordeiro com batatas (a melhor que já comi!)

Há poucos dias, celebramos o aniversário do namorido. Aproveitamos um feriado prolongado para fazer um jantar caprichado e para abrir um bom vinho.

Ele, aniversariante, tinha direito a pedir um desejo (e escolher o cardápio). Optou por uma perna de cordeiro, acompanhada de um risoto de cogumelos.

Depois de revirar livros e procurar em alguns sites, optamos por essa receita do Jamie Oliver. Adaptamos as quantidades, já que a perna de cordeiro que compramos pesava 1,3kg.

Enquanto estava no forno e começamos a escutar o barulhinho do cordeiro na grelha, aquele delicioso barulhinho de gordura caindo em superfície quente (tsiiiiiiiiiiiiiii), se tornou uma tortura esperar. Mas valeu à pena cada minuto. Um cordeiro saboroso, macio e suculento! É para comer rezando (como diria  Ana Maria Braga! - era ela?)



Perna de cordeiro com batatas (a melhor que já comi!)

- 1 perna de cordeiro (1,3kg)
- 1 kg de batatas pequenas
- 1 punhado de alecrim fresco
- 1 cabeça de alho + 3 dentes
- sal e pimenta a gosto
- azeite de oliva
- raspas de 1 limão

Preparo

Tempere o cordeiro com sal, pimenta, alho esprimido, raspas de limão, um punhado de alecrim picado e azeite de oliva. Deixe descansar uma meia horinha.

Descasque as batatas, cozinhe-as por 10 minutos, coloque num refratário, junte a cabeça de alho, o alecrim restante (sem picar), tempere com sal e pimente e regue com um fio de azeite.

Aqueça o forno a 200ºC e coloque a batata na parte inferior e o cardeiro diretamente na grelha. Assim, os sabores e suco da carne cairão diretamente na batata.

Deixe assar por aproximadamente 1 hora, virando a perna de cordeiro para que doure ambos os lados. Deixe descansar uns minutinhos antes de servir.


bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário