21 outubro 2012

Fideuà de calamars

Hoje, o mando da cozinha ficou por conta do namorido. A chuvinha que ia e vinha convidava a uma deliciosa fideuá. E assim foi: feita somente com calamars (lulas) e um delicioso refogado de algo, cebola, pimentão e tomate!

Vou ser sincera: prefiro fideuá a paella. Cada vez que provo, tenho mais certeza! Uma fideuá ao ponto, com gotinhas de limão e allioli... é muita alegria para o meu coração!


Fideuà de calamars

- 500g de fideus nº4 (quando estou no Brasil, utilizo espaguete quebrado em 4. Quando não tem a gente inventa, né?)
- 500g de calamars (lulas) limpas e cortadas em rodelinhas
- 1/2 cebola picadinha
- 3 dentes de alho picadinho
- 1/2 pimentão verde em cubinhos
- 1/2 pimentão vermelho em cubinhos
- 150g de tomate triturado
- 500ml de caldo de peixe (usei feito em casa)
- um fio de azeite
- sal a gosto

Preparo

Numa paellera (ou frigideira grande) colocar o azeite e dourar as lulas. Mais ou menos 3 mintutinhos, para não ficarem duras. Reservar.

Dourar alho e cebola, juntar os pimentões e deixar refogando por uns 10 minutinhos em fogo baixo. Juntar o tomate triturado e deixar reduzir.

Acrescentar o macarrão cru, mexer bem e juntar duas conchas do caldo, removendo de vez em quando. Repetir esse passo até estar quase cozido (cerca de 10 minutos).

Para finalizar, colocar uma concha de caldo e levar a paellera a forno pré-aquecido a 190º. Estará pronto quando os fideus começarem a curvar, para cima.

Retirar do fogo e servir em seguida. Acompanhado de limão e allioli*.

bom apetite!

*Quando faço alioli para uma fideuà prefiro que seja mais suave. Quase como uma maionese de alho. Eu uso um ovo inteiro, 1/2 dente de alho e vou acrescentando azeite e óleo de girassol (metade de casa) até dar o ponto. Você pode usar o mixer ou o liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário