26 outubro 2012

Massa folhada com feta e geléia de cebola

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é ir colecionando receitas rápidas e saborosas. Dessas que te tiram de um apuro, que podem servir para um jantar leve ou para uma refeição única num dia de preguiça. Essa eu vi no programa de TV da Donna Hay. E sabia que seria de meu agrado.

O que me surpreendeu foi o fato de haver encantado o namorido. Por ele, posso repetir quantas vezes queira! =)

 Massa folhada com feta e geléia de cebola

- 1 rolo de massa folhada
- 2 batatas grandes (ou 4 pequenas)
- 4 fatias de bacon
- 100g de queijo feta
- alecrim fresco
- geléia de cebola* a gosto (usei 4 colheres de sopa)

Preparo

Lave bem as batatas e coloque-as para cozinhar. Donna Hay usou água; eu optei por caldo de verduras. O tempo vai depender do tamanho da batata. É importante que cozinhem, mas sem desmanchar. Como usei batatas pequenas, gastou uns 12 minutinhos. Deixe as batatas esfriarem e corte-as em rodelas, de mais ou menos 1/2 cm.

Coloque a massa folhada numa bandeja de forno e divida-a em quatro retângulos iguais (ou dois se preferir). Distribua uma colher de sopa de geléia de cebola por cada retângulo, deixando as bordas livres, mais ou menos um dedo de cada lado. Isso é importante, para que a massa folhada suba.

Divida as rodelas de batata pelos quatro retângulos, coloque o queijo feta desfazendo-o com a ajuda dos dedos. É a hora de colocar o alecrim (a gosto) e por último coroar com uma fatia de bacon em cada retângulo.

Leve a forno previamente aquecido a 180º até ficar dourado. Sirva em seguida, sozinho ou acompanhado de salada verde.

bom apetite!

*Você pode comprar geléia de cebola, mas eu preferi fazer a minha caseira. A receita tirei do blog da Tangerina, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário