08 fevereiro 2010

Sopa de lentilhas com batatas douradas

Por aqui, lentilhas com batata é algo bastante comum na culinária do dia-a-dia. E eu simplesmente adoro. São fáceis de preparar e agradecem muito quando recebem um temperinho caseiro. Ervas frescas, um bom naco de manteiga aromatizada...
Essa sopa é uma variação excelente à salada fria (ou morna), servida com um fio de azeite e com um troço de atum em conserva. É quentinha, perfeita para os dias restam de inverno.


Sopa de lentilhas com batatas douradas

- 300g de lentilhas
- 3 batatas pequenas cortadas em cubos de 1 cm
- 1 cebola média picadinha
- 250g de carne de boi (picada na ponta da faca ou moída)
- 50ml de vinho do porto
- 150ml de molho de tomate caseiro
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 folhas de louro
- sal e pimenta a gosto
- água suficiente para cobrir as lentilhas

Preparo

Leve as lentilhas para ferver, cobertas com água temperada com sal e com o louro. Quando estiver al dente, reserve, sem escorrer a água.

Aqueça uma panela, coloque o azeite e refogue a carne, sem deixar corar muito. Junte a cebola e refogue mais uns minutinhos. Tempere com sal e pimenta.

Acrescente o vinho do porto, deixe evaporar, junte o molho de tomate e as lentilhas com caldo. Deixe ferver mais uns cinco minutinhos e pronto!

À parte, frite os cubinhos de batata. Quando estirem prontos, temperar com um pouco de sal, páprica picante e orégano seco.

Decorar a sopa com os cubinhos de batata e servir em seguida!

bom apetite!

Um comentário:

  1. Adorei essa sua sopinha, dica ótima para o inverno, vou anotar, suas batatinhas estão lindas, perfeitinhas, só tinha visto assim tão lindinhas em livros de culinária, parabéns, bjkas e boa semana para vc ;)...

    ResponderExcluir