26 fevereiro 2010

Mousse de chocolate com um plus

Essa semana recebemos convidados especiais para jantar... A verdade é que a visita de A. e L. já é parte da nossa rotina, e justamente parte da parte que adoramos da rotina. De improviso e sem muito tempo preparei o menu... pensei no que poderia fazer com o que tinha disponível na cozinha, já que havíamos ido ao mercado no fim de semana. E saiu:

* de entrada, rolinhos de massa brick com frango ao curry;
* de segundo, risotto de cogumelos;
* de sobremesa, mousse de chocolate com morango;

É muito bom quando terminamos o jantar com a sensação de missão cumprida. Posso dizer que o menu agradou muito aos convidados e ao namorido. Enfim, uma noite de conversas e boas risadas.
No listado de receitas, começo justamente pela última. Preparei a mousse de chocolate como faço sempre, só que acrescentei morangos. Fica delicioso, mas é preciso estar atento ao tempo de geladeira, porque o morango solta líquido que influi na textura da mousse. Se opta por usá-los, melhor não prepará-los com muita antecedência, para que resfriem por, no máximo, duas horas.

Mousse de chocolate com morangos


- 200g de chocolate (usar 70% cacau)
- 6 ovos
- 6 colheres de sopa rasas de açucar
- 12 morangos grandes (reserve metade para decorar)
- 1 colher de sopa de whisky
- 50g de manteiga sem sal

Preparo

Leve o chocolate picado e manteiga para derreter em banho maria. (Não gosto de usar o microondas por puro e simples medo de queimar) Deixe resfriar.

Bata as gemas dos ovos com o açucar, até obter uma mistura amarelo clara e espumosa. Mais ou menos dobra de volume.

À parte, bata as claras em neve, até conseguir picos firmes.

Junte a mistura de gemas e açucar ao chocolate, mexendo bem. Em seguida, acrescente as claras, mexendo com suavidade, sempre de baixo para cima, até estar homogêneo.

Coloque parte da mousse em formas individuais (rendeu seis), distribua os morangos picados e cubra com a parte restante. Leve à geladeira para esfriar, coberto com filme plástico. Antes de servir, decore com morangos.

bom apetite!

2 comentários:

  1. Joana, que jantar chiquerrímo, pelo cardápio aposto que não sobrou nadinha, sua mousse está divina, linda, linda, bjkas querida e bom fim de semana para vc ;)...

    ResponderExcluir
  2. Joana, chocolate e morangos nunca corre mal. Mas eu fiquei de olho foi na entrada de rolinhos de massa brick com frango ao curry... Yum!

    Bj*

    ResponderExcluir