17 fevereiro 2010

Fideuá de almejas

Adoooooro fideuá! Um prato simples de elaborar mas muito saboroso! Perfeito para dias frescos e muito versátil, já que aceita muito bem: carnes, pescados e opções vegetarianas. A elaboração lembra em algo a paella, substituindo o arroz pelos fideos, uma pasta parecida com o espaghetti picado em troços de mais ou menos 3 cm de comprimento. Há opões mais grossas e mais finas e até curvadinhas (usei essas últimas).


Como trata-se de uma receita tradicional para as bandas de aqui, cada família tem um segredinho na hora de preparar. Umas tostam os fideos antes de colocar-los na receita, outros não. Umas preparam todo o prato no calor do fogão, outros finalizam no forno. Uns servem com limão e alli i oli, outros sem nada disso. Mas em uma coisa sempre estão de acordo: o bom caldo caseiro é o segredo para uma fideuá saborosa. Esse foi o meu debut na preparação da fideuá... seguramente virão inúmeras outros.


Fideuá de almejas

- 200g de fideos
- 300g de almejas
- 6 camarões grandes
- 2 dentesde alho fileteados
- 1 cebola média picadinha
- 1 pimentão vermelho picadinho
- 2 tomates maduros picadinhos (pode usar sem pele nem semente)
- 200ml de vinho branco (usei 150ml de vinho branco e 50ml de garnacha)
- 500ml de caldo de camarão (feito com as cabeças e as cascas dos camarões usados na receita)
- sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa cheia de salsinha picada
- 4 colheres de sopa de azeite

Preparo

Aqueça a paellera (ou uma panela baixa e grande) e toste os fideos. Olho para não queimá-los. Reserve.

Coloque uma colher de sopa de azeite e refogue os camarões, reservando também.

Verta o azeite restante e refogue os vegetais: primeiro alho, depois cebola, em seguida pimentão e, por último, os tomates. Essa etapa deve ser feita em fogo brando e tardará cerca de 15 minutos.

Acrescente os fideos, junte o vinho e deixe evaporar o alcóol. Hora de colocar o caldo (coado), a salsinha, acertar o sal e temperar com pimenta do reino a gosto.

Distribuir as almejas (que já estão limpas e escorridas) e os camarões. Levar a paellera a forno pré-aquecido a 180º por cerca de 10 minutos (vai depender da potência do forno).

O caldo vai secar e as almejas vão se abrir. Retirar do forno, deixar arrefecer uns minutinhos e servir.


bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário