05 fevereiro 2010

Medalhão de merluza com tiras azedinhas de abobrinha

Não é de hoje que cozinhar, para mim, é terapia. Naqueles dias cinzas, quando nada parece progredir, sacudir as panelas e preparar algo delicioso e reconfortante é como uma pílula estimulante. Eu creio cegamente no poder da comidinha caseira e, como o namô estava sendo soterrado em meio a uma infinidade trabalho, preparei um almocinho especial.

Medalhão de merluza com tiras azedinhas de abobrinha


- 4 medalhões de merluza (ou outro pescado de sua preferência)
- 1 abobrinha pequena
- 1 punhado de folhas de salsinha
- 1 colher de sopa de azeite de ervas*
- 1 fio de azeite extra virgem
- suco de 1/2 limão
- flor de sal e pimenta do reino

Preparo

Corte a abobrinha pela metade e depois em quatro (sentido longitudinal). Descarte a parte central (sementes) e faça fatias finas (uso o descascador de alimentos).

Aqueça o fundo de uma frigideira e coloque o azeite. Leve os medalhões para grelhar, cerca de três minutinhos de cada lado.

Em outra panela aquecida, salteie a abobrinha no azeite por dois minutinhos, junte a salsinha, o suco de limão, misture bem. Para finalizar, tempere com pimenta e flor de sal.

Transfira os medalões para o prato e em cima de cada um coloque um punhado de abobrinha. A textura al dente e o ácido do limão vão de maravilha com o peixe.

Servi acompanhado de um risotto de alho-poró.

bom apetite!

*com o mixer, bato 100ml de azeite extra virgem, um dente de alho, sal, pimenta e 1/2 xícara de chá de ervas frescas (salsinha, manjericão, alecrim e tomilho). Segundo sua preferência, pode coar ou não.

Um comentário:

  1. Poxa Joana que opção maravilhosa medalhão de merluza, nunca tinha visto, adorei e deve ficar ótimo com essa tirinhas de abobrinha azedinhas, deve ser uma combinação sensacional, parabéns super criativo, bjkas ;)...

    ResponderExcluir