23 junho 2010

Pão de hamburguer

Cá estou eu, de volta com os pães.
É que nem posso evitar... adoro o cheiro que exala o pão enquanto assa, e me invade uma alegria imensa quando vejo que ele cresceu bem, que a casca ficou crocante e que, apesar de não ser experta, sou capaz de preparar uma fornada aceitável! xD

A receita deste pão (originalmente publicada no Pão, bolos e cia.) me aguçou a curiosidade porque o namô é fã de hamburguer. E preciso confessar que eu também! A idéia de comer um sanduíche totalmente caseiro, com pão e hamburguer preparados por mim, me encheu os olhos e fui correndo para a cozinha para ver no que dava.

O pão ficou bonito e gostoso. Senti a massa um pouco pesada, mas estou quase segura que o vacilo foi meu. Fatidicamente, terei que experimentar outra vez! xD

Pão de hamburguer


- 240 ml de água morna
- 20g de fermento biológico fresco
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de leite em pó (não usei)
- 430g de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de sal fino
- 2 colheres de sopa de óleo
- leite para pincelar e sementes de sésamo para polvilhar

Preparo

Em um bol, colocar a farinha e o sal. Misturar bem. Verter, cuidadosamente, a mistura da água, fermento, açucar e leite em pó.

Com a ajuda de um garfo, começar a incorporar farinha e líquido, acrescentar o óleo e, quando a massa estiver pesada, transferir para uma bancada esfarinhada e terminar de amassar.

Dividir a massa em oito bolas, e trabalhá-las para que a superfície esteja bem lisa. Polvilhar com farinha e cobrir com um pano. Deixar crescer, espaçadas, por 30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 200º. Com uma espátula larga colocar as bolas num tabuleiro polvilhado com farinha ou forrado com um tapete de silicone. (Como não tenho espátula de pão, deixei as bolas crescer no próprio tabuleiro de ir ao forno.)

Pincelar as bolas com leite e salpicar sementes de sésamo. Levar ao forno até ficarem douradas, cerca de 15-20 minutinhos. Retirar e deixar arrefecer numa grelha.

bom apetite!

Notas do autor:
- Usando o leite em pó, os pães ficarão mais fofos ainda;
- A massa fica um pouco mais pegajosa, pelo que o ponto da massa não deve ser corrigido;
- As sementes de sésamo podem ser susbstituídas por sementes de alcaravia (caraway) ou outras a gosto.

5 comentários:

  1. Gente, nunca tinha pensado em fazer o pão também!!! Que ótima idéia! Um dia ainda vou ter que experimentar essa receita!

    ResponderExcluir
  2. Jô, como sempre te falo, pão é contigo mesma, até um simples pão de hamburguer fica super lindo nessas suas mãos de fada, fico até imaginando um hamburgão completo dentro desse seu pão maravilhoso, bjkas enormes amiga e linda noite p/ vc tbem, ;)... ♥!!!

    ResponderExcluir
  3. meu deus, mas até pão essa menina faz!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog!!! Você deveria cadastrá-lo na lista dos melhores blogs culinários da internet. Envie seu blog para a lista pelo seguinte endereço: www.soreceitas.com/enviar-blog

    ResponderExcluir
  5. Os seus pães ficaram bonitos.
    Quanto à massa ter ficada pesada, pode não ter levedado o suficiente da 2.ª vez, pelo clima, experimente deixar mais tempo a levedar.
    Melhor hambúrguer que o caseiro?

    ResponderExcluir