17 junho 2010

Bolo de maçã

Quando me bate uma vontade irresistível de comer uma fatia de bolo caseiro, daqueles ainda morninhos, e não tenho em mente nenhuma receita específica... eu quase sempre termino fuçando na cozinha da Patrícia. Há determinadas coisas que têm que ser ditas: ela, com suas sobremesas incríveis, vive a matar-me de vontade.

Escolhi esse bolinho de maçã pela simplicidade e praticidade da receita! E não me arrependi. Preparei como complemento do jantar (uma saladinha verde). Comi morninho, dormi feliz e ainda compartilhei com os coleguinhas no trabalho! xD

Bolo de maça


- 115g de manteiga sem sal
- 150g de açúcar refinado
- 2 ovos, ligeiramente batidos
- 1 colher de chá de extrato de baunilha (não usei porque não me sobrava)
- 210g de farinha de trigo com fermento, peneirada (usei a normal e coloquei uma colher de chá rasa de fermento em pó)
- 185g de iogurte de baunilha (usei natural)
- 1 maçã Granny Smith (a verde), descascada, sem cabinho e sem miolo, e finamente fatiada (usei 1 maçã Fuji)
- 35g de manteiga sem sal
- 50g de açúcar refinado
- 1 colher de chá de canela em pó

Preparo

Pré-aqueça o forno a 175º. Unte uma forma redonda de 20cm (a minha é um pouquinho maior) e forre o fundo com papel manteiga.

Bata o açúcar e a manteiga até conseguir um creme claro e fofo. Aos poucos, junte cada ovo, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha.

Misture a farinha, depois o iogurte e mexa até que a massa fique lisa e sedosa. Passe para a forma, alisando bem a superfície.

Em seguida, distribua as fatias de maçã por cima da massa, começando pelo centro. Salpique com o açúcar e a canela. Derreta a manteiga e espalhe por cima de tudo.

Leve ao forno e asse por 1 hora (faça o teste do palito). Deixe na forma por 30 minutos e depois desenforme, colocando o bolo numa grelha para terminar de esfriar.

Nos 10 minutinhos finais, usei o grill, para que ficasse tostadinho e crocante. E preciso confessar que abusei da canela. É que eu gosto muito! =)
bom apetite!

2 comentários:

  1. Gosto muito também! Aquela torta clássica de maçã, com a massa super alta também é uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Sou obrigada a concordar com você Camila!! Ainda mais se falamos dela, acompanhada de sorvete de creme! xD

    ResponderExcluir