08 junho 2010

Chuletón de ternera ao cognac e champignon

Num ataque de fúria carnívora, eu e o namô preparamos esse prato a quatro mãos. E, posso contar? Uma maneira deliciosa de comer um bom naco de carne! =)
Rápida de fazer, não necessita de muitos ingredientes e vai de maravilha acompanhada com um bom troço de pão!

Tenho que confessar uma coisa... eu me perco nos cortes de carne daqui. Para preparar essa receita eu usei um chuletón de ternera, um corte de carne consideravelmente macio, indicado para grelhados e churrascos, que segundo dizem está localizado próximo das costelas da vaquinha. As gorduras entremeadas garantem uma carne suculenta, ainda mais se preparada ao ponto.

Chuletón de ternera ao cognac e champignon


- 2 chuletones de aproximadamente 300g cada um (vale picanha, contra-filé, etc)
- 100g de champignon laminados
- 1 cebola picadinha
- 75ml de cognac
- 30g de manteiga
- 100ml de crème fraîche (pode ser creme de leite fresco)
- um punhado de nozes picadinha
- sal e pimenta a gosto (usei do tipo maldon para a carne)
- um fio de azeite

Preparo

Aqueça uma panela, coloque a manteiga para derreter e salteie a cebola, até que comece a ficar douradinha. Acrescente o champignon e refogue por mais uns minutinhos.

Junte o cognac e flambeie. Em seguida, acrescente o crème fraîche e deixe reduzir. Salpimente e finalize com as nozes picadinhas.

Por outro lado, aqueça uma grelha ou uma frigideira grande, coloque um fio de azeite e coloque os chuletones. Deixe que sele bem e doure de um lado, antes de virar.

Tempere com pimenta moída na hora e finalize com sal maldon. Como gostamos de carne ao ponto, o processo não tardou cinco minutos. Sirve a carne acompanhada com o molho de cognac e champignons.

bom apetite!

2 comentários:

  1. Jô magnifíco seu prato à quatro mãos, eu tenho que confessar que sou carnívora tbem , não sei como seria viver sem tal iguaria, muito belo seu chuletón, bjkas queridona e lindo dia p/ vcs, ;)... ♥

    ResponderExcluir
  2. Ana, amiga... tem dia que só um bom troço de carne para deixar a gente feliz, né? Beijo e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir