21 junho 2010

Nhoque de batatas a finas ervas e alcaparras

Tem coisa mais prazerosa que uma massinha, assim, fresca, na hora que bate aquela fominha??? Tem coisa melhor que poder prepará-la em casa, sem muitas complicações???
Assim é essa receita de nhoqui... terna, saborosa e que aceita os mais variados molhos. Eu consegui essa receita em um dos programas do Canal Cocina, onde uma nonna italiana prepara receitas tradicionais. Conselho de amiga?! Faz que é uma delícia!

Nhoque de batatas a finas ervas e alcaparras


Para a massa:
- 1/2kg de batatas
- 200g de farinha de trigo peneirada
- 1 ovo ligeiramente batido
- 1 colher de chá rasa de sal
- 1 pitada de noz moscada

Para o molho:
- 50g de manteiga
- 1 fio de azeite
- 2 colheres de sopa cheias de ervas frescas picadas (usei tomilho, alecrim e sálvia)
- 50ml de vinho branco seco
- sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Lave bem as batatas, seque-as e leve-as para cozinhar em água fervendo. Deixe arrefecer, descasque-as e, com a ajuda de um garfo, amasse-as bem.

Com a batata fria, misture o ovo ligeiramente batido e acrescente 150g de farinha. Junte o sal e a noz moscada e trabalhe a massa até que ela esteja lisa e não grude muito nas mãos. Acrescente um pouco mais de farinha, se necessário. Mas cuidado: a massa não deve ser seca nem dura. A farinha restante é para formar os rolinhos e evitar que os nhoques grudem depois de cortados.

Com a massa pronta, faça rolinhos de aproximadamente 1cm de espessura. Corte em pedacinhos de mais ou menos um 1cm.

Com a ajuda da ponta do dedo indicador, pressionar levemente o centro do nhoque e dar uma girada (os treinados fazem só com um dedo; eu auxilio com o indicador da mão esquerda). O nhoque assume uma forma meio côcava, o que garante que o molho penetre e que a massa fique mais saborosa.

Distribuir os nhoques em um tabuleiro polvilhado com farinha. Levar água para ferver em uma panela funda, colocar uma pitada de sal e um fio de azeite. Ir colocando porções de nhoques para cozinhar. A massa cozida subirá à superfície e deve ser retirar em seguida, com a ajuda de uma escumadeira, para que se conserve macia.

Em uma frigideira grande, levar a manteiga para derreter com um fio de azeite (para que não se queime). Acrescentar as ervas frescas, as alcaparras, incorporar o vinho e deixar reduzir um pouco. Salpimentar e juntar os nhoques. Emplatar e servir em seguida.

bom apetite!

3 comentários:

  1. Realmente Jô não tem nada mais prazeroso que uma massinha caseira, amei seu nhoqui, seu molho é extremamente fino e requintado assim como vc, adorei amiga!!!, vc está de parabéns como sempre, bjkas enormes e uma semana magnífica p/ vc, ;)... ♥!!!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! Adoro nhoque, então caseiro, perfeito. :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ana! nem sabe como me alegra suas visitas! Obrigada pelo carinho, amiga!

    Gasparzinha... eu também! Ando a sonhar com uma máquina de fazer pastas. Minha vida será ainda mais feliz! =)

    beijinhos!

    ResponderExcluir