14 abril 2009

Risotto de abobrinha e cebola roxa

De vez em quando, a tia do namô nos presenteia com uma seleção de frutas, verduras e legumes que são produzidos nas terras da família... uma verdareira delícia! Na última vez, vieram seis abobrinhas... e para não correr o risco de perder nadinha, reservei cinco para fazer um antepasto (que posto depois) e com a que sobrou preparei esse risoto para o almoço. De entrada, uma salada verde com morangos, também da maravilhosa cestinha! =)

Risotto de abobrinha e cebola roxa


- 1 abobrinha média (cortada pela metade e depois em palitos de 1/2cm)
- 1 cebola roxa à julianne
- 100g de champignon em fatias
- 200g de arroz arbóreo
- 50g de manteiga
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1/2 colher de sopa de açucar moreno
- 50ml de vinho branco seco
- 1/2 cálice de brandy
- 50g de parmesão ralado
- sal e pimenta a gosto
- caldo de legumes q.b (usei cerca de 1,2l)

Preparo

Em uma frigideira aquecida, coloque uma colher de azeite e salteie a abobrinha. Deixe refogar, mas fique de olho na abobrinha, que precisa ficar durinha. Junte o champignon, o açucar, acrescente o brandy para flambar. Reserve.

Em outra, também aquecida e com azeite, refogue a cebola por uns três minutos, em fogo alto. Acrescente o arroz e deixe refogar, sem parar de mexer. Junte o vinho e, depois que ele evaporar por completo, comece a incorporar o caldo, uma concha por vez.

Quando o arroz estiver quase no ponto, junte a abobrinha e o champignon, acrescente a última concha do caldo e deixe reduzir à metade.

Desligue o fogo, incorpore a manteiga e o parmesão. Acerte o sal e sirva em seguida.

bom apetite!

2 comentários: