28 abril 2009

Pizza - experimentando uma nova receita

Eu sei que disse que estava tentando controlar a dieta aqui em casa... mas se tem coisa a qual não resito é um bom pedaço de pizza! O fato de estar vendo um programa de TV (Canal Cocina) que falava de uma massa com cerveja, como alternativa (e não substituição pelo-amor-de-deus) à tradicional massa que requer descanso, foi a desculpa que eu precisava para me convencer que não passa nada se experimentar. Afinal, tudo por ampliar o leque de receitas! (convenci?!)

Então... a receita não foi passada com medidas exatas. Tirando a farinha, todo o resto girou em torno de pitadas e olhômetro. Passo como preparei! =)

Massa de pizza com cerveja


- 200g de farinha de trigo forte
- 1 colher de sopa rasa de sal
- 1 colher de sopa rasa de açucar
- 2 colheres de sopa de azeite
- 150ml de cerveja clara

Preparo

Peneire a farinha, faça um oco no centro, coloque o sal, o açucar e o azeite. Em seguida, acrescente a cerveja, misturando com a ajuda de um garfo.

Trabalhe bem a massa e abra, com a ajuda de um rolo, em uma superfície esfarinhada. Coloque molho de tomate e recheio a gosto e leve a forno, pré-aquecido, a 180º.

bom apetite!

* Segundo a receita, dava dois discos médios. Eu optei por uma pizza retangular (mais ou menos) grande.
** Eu pré-assei a massa por cinco minutinhos antes de colocar o recheio. No ritmo cozinha rápida, optei por tomate frito, muzzarela, peperoni, cebolas em lascas finas e azeitonas pretas.
*** A massa fica bem concrante e com um sabor que compensa a experiência. Para mim, rendeu pouco, mas nem tudo pode ser perfeito, né? =)

3 comentários:

  1. Tb costumo fazer uma receita de massa rápida que serve de alternativa à que tem que fermentar.
    Gostie muito desta sugestão, com cerveja - irei experimentar.
    O aspecto está tentador...
    :)

    ResponderExcluir
  2. Joana, a foto desta pizza está lindíssima. gosto de pizza fina, assim como a tua.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz ficou deliciosa, se tornou praticamente a massa de pizza predileta aqui de casa, e só eu falar que vou fazer pizza que todo mundo pede a pizza com massa de cerveja, já fiz mais de duas vezes, muito prática e saborosa, parabéns!!!

    ResponderExcluir