16 abril 2009

Costeletas com purê de maçã

Há determinados pratos que eu nunca me canso de preparar... apesar de sempre tentar variar alguma coisinha. Costeletas assadas são uma verdadeira delícia para mim. E, no intuito de agradar o namô, que me confessou um desejo de comer purê de maçã, preparei essas... com um dueto que me encanta: laranja e vinho! A elaboração é fácil fácil, e o resultado... ah! te juro que não sobrou nadinha! =)

Costeletas com purê de maçã

Para as costeletas
- 500g de costeletas de porco (dois pedaços generosos)
- sumo de 2 laranjas
- 150ml de vinho branco seco
- sal e pimenta do reino a gosto
- ervas frescas (usei alecrim e tomilho)

Para o purê:
- 4 maçãs
- 2 colheres de sopa de manteiga
- sumo de 1/2 limão
- 1 colher de sopa rasa de açucar moreno
- 5oml de vinho branco seco
- 1 pitada de pimenta do reino

Preparo

Prepare a marinada para as costeletas (vinho + laranja) já no refratário que irá ao forno. Salpimente as costeletas e coloque na marinada, junto com as ervas. Deixe descansar uma hora, virando as costeletas à metade do tempo.

Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180º. A parte mais carnosa da costeleta deve estar virada para baixo. Deixe 40 minutos, tire o papel, vire as costeletas e volte ao forno para dorar (em grill).

Enquanto as costeletas assam, em uma panela, derreta a manteiga e junte as maçãs (sem casca e cortada em cubos grandes). Salteie bem e acrescente sumo de limão, açucar e o vinho. Tampe a panela e deixe em fogo brando até que as maçãs fiquem macias. Processe e tempere com uma pitada de pimenta do reino.

Sirva as costeletas com o purê de maça. As minhas contaram ainda com o acompanhamento de um arroz branquinho.


bom apetite!

5 comentários:

  1. Eu também gosto muito de acompanhar
    carne com puré de maçã.Esta tua receita está muito bem apresentada.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Humm,costeletas com purê de maçã,que delicia de prato,gosto muito de acompanhar a carne de porco com fruta, por vezs faço com ananás.

    Descobri por acaso este teu cantinho, gosei e vou voltar .
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Joana, taí mais uma palavra que me encanta por demais... salpimentar :)
    Tenho umas maçãs aqui, elas que me aguardem!
    Um beijo e tudo de lindo pra você em BCN.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Joana! Bela refeição estas costoletas deliciosas e ainda por cima com puré de maçã!
    Yummi!
    Ainda bem que decidiste participar no Dia da Cor, será uma mais valia a tua participação!
    Beijókas verdejantes! :)

    ResponderExcluir