17 outubro 2008

Bacalhau

Meu pai é apaixonado por bacalhau! Tanto, que nem gosta muito quando as receitas pedem que o peixe seja desfiado... se porta como uma criança: quer ver no prato nacos generosos, e sempre acompanhados de batatas [o alimento sagrado, como ele sempre diz!].
Acho que assim é a forma que ele mais adora...


O preparo é simples não reserva muitos segredos. Peguei cerca de 500g de bacalhau [esse foi comprado do mercado municipal de SP, especialmente para o papai] e demolhei, de um dia para o outro, para retirar o excesso de sal. Troquei a água uma vez.

Numa panela grande, coloquei água e quando levantou fervura, cozinhei os pedaços de bacalhau por cinco minutinhos. Reservei. Na mesma panela, coloquei 1kg de batatas [lavadas, com casca e partidas no meio] para cozinhar por cerca de 15 minutinhos. Elas têm que ficar firmes.

Cortei duas cebolas grandes em rodelas. Fiz o mesmo com o pimentão vermelho e o verde. Tirei a pele e os espinhos do bacalhau. Cortei as batatas em rodelas. Peguei um punhado de azeitonas verdes [não tinha pretas em casa] e comecei a montar.

Num pirex grande, coloquei um fio generoso de azeite, em seguida as batatas, o bacalhau, as cebolas, o pimentão e a azeitona. Salpiquei um pouquinho de pimenta do reino. Mais azeite e repeti o processo.

Levei para assar em forno pré-aquecido, a 180º. Ficou no forno uns 30 minutinhos. Para acompanhar, arroz branco da mamãe. Uma delícia!

bom apetite!

13 outubro 2008

Bifun com camarões

Passei a semana inteira a ensaiar esse receita... em razão da correria, do imenso volume de trabalho, só pude me dedidar ao seu preparo no almoço de domingo. Preciso dizer que ficou bem dentro das minhas expectativas! =)

Bifun com camarões

- 200g de bifun
- 400g de camarões
- 1/2 cebola média à julienne
- 1/2 pimentão verde em tirinhas
- 1 cenoura média também em tirinhas [parti a cenoura em três no sentido do comprimento, fiz fatias finas, depois cortei à julienne]
- 1 sachê de hondashi
- 50ml de água
- 50ml de saquê [não tinha em casa... foi tudo água mesmo]
- 1 colher de sopa rasa de gengibre ralado
- 2 colheres de sopa de óleo de girassol
- 75ml de shoyo [aproximadamente]
- sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Aqueça uma frigideira grande, coloque metade do óleo e refogue os camarões por mais ou menos cinco minutinhos [eles ficam rosinhas rosinhas]. Tempere com uma pitada de sal e pimenta. Reserve.

Coloque a outra parte do óleo, junte a cebola e refogue por um minutinho. Acrescente a cenoura, deixe mais um minuto e, por último, o pimentão. É a hora de colocar o saquê e deixar evaporar. Dissolva o hondashi na água e junte aos vegetais. Em fogo brando, deixe reduzir.

Acrescente o gengibre e volte com os camarões. Finalize com o shoyo. Em uma panela à parte, coloque àgua para aquecer. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e ponha o bifun na panela. Deixe ele lá por um minuto, mexendo para soltar os fios. Escorra e incorpore o molho. Sirva quente.


bom apetite!

08 outubro 2008

Frango ao molho de iogurte e páprica

Tinha um franguinho [filé de peito] dando sopa na geladeira, e eu sabia que o queria envolto em um molhinho encorpado... quentinho, para reconfortar no dia cinza que fazia ontem. Foi aí que o iogurte pulou no meu colo e garantiu um almoço bem saboroso.


- 1 filé de peito grande cortado em cubos de 2cm [o meu devia pesar quase 500g]
- 1 pote de iogurte natural desnatado
- 1 cebola média cortada à julienne
- 100g de champgnon em lâminas
- 150ml de vinho branco seco
- 1 colher de sopa rasa de páprica picante
- 3 dentes de alho picadinhos
- sal e pimenta do reino a gosto
- sumo de 1 limão
- 2 colheres de sopa de azeite

Preparo

Tempere os cubos de frango com alho, sal, pimenta e limão. Aqueça o fundo de uma frigideira, coloque metade do azeite e doure refogue o frango. Deixe ficar bem douradinho. Reserve.

Na mesma frigideira, coloque o azeite restante e refogue a cebola por aproximadamente três minutinhos. Junte o champignon, a páprica, acrescente o vinho e deixe evaporar. Aí é hora de colocar o iogurte e voltar com o frango. Deixe reduzir em fogo brando, até ficar um molhinho bem cremoso.

Desligue o fogo e sirva quente. O meu, foi acompanhado por arroz branco com gergelim e batata palha! Uma delicinha, com um toque azedinho que muito apetece meu paladar!

bom apetite!

01 outubro 2008

Abobrinha recheada

Hoje tinha três abobrinhas a falar comigo... elas estavam verdinhas, fresquinhas e apetitosas! Não demorei muito até decidir o que fazer com elas. Fui logo comprar carne fresca e tratei de preparar o recheio, para fazer uma refeição gostosa, saudável e sem carboidrato! [eu juro que estou tentando me convencer que estou de dieta!]

Comecei lavando-as, cortando as pontinhas e partindo ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher de chá, fui tirando o miolinho, até fazer das metades uma espécie de barquinhas. Eu não fervento, prefiro levar ao forno baixo [170º], em um tabuleiro, com uma pitada de sal, pimenta moída na hora e um fio de azeite.

Enquanto as abobrinhas estão no forno, refogo a carne [moída pelo menos duas vezes], com azeite, alho e cebola. Vai também pimenta malagueta e uma colherzinha de café de tempero sírio. Reservo. Em uma frigideira, coloco uns cubinhos de bacon para fritar, depois junto um tomate picadinho [sem pele nem semente] e deixo refogando por uns cinco minutos. Adiciono uma pitada de açucar [cortar acidez], uma colher de sopa de extrato de tomate, carne moída e água. Deixo o molhinho encorpar [tem que ficar quase sequinho], junto duas colheres de requeijão e pronto.

Retiro as abobrinhas, recheio e salpico queijo. Geralmente vai parmesão ralado grosso. Mas hoje não tinha em casa. O que fiz? mussarela e uma pitade de orégano. Forno de novo para derreter o queijinho. aí, é só comer feliz!



bom apetite!