17 outubro 2008

Bacalhau

Meu pai é apaixonado por bacalhau! Tanto, que nem gosta muito quando as receitas pedem que o peixe seja desfiado... se porta como uma criança: quer ver no prato nacos generosos, e sempre acompanhados de batatas [o alimento sagrado, como ele sempre diz!].
Acho que assim é a forma que ele mais adora...


O preparo é simples não reserva muitos segredos. Peguei cerca de 500g de bacalhau [esse foi comprado do mercado municipal de SP, especialmente para o papai] e demolhei, de um dia para o outro, para retirar o excesso de sal. Troquei a água uma vez.

Numa panela grande, coloquei água e quando levantou fervura, cozinhei os pedaços de bacalhau por cinco minutinhos. Reservei. Na mesma panela, coloquei 1kg de batatas [lavadas, com casca e partidas no meio] para cozinhar por cerca de 15 minutinhos. Elas têm que ficar firmes.

Cortei duas cebolas grandes em rodelas. Fiz o mesmo com o pimentão vermelho e o verde. Tirei a pele e os espinhos do bacalhau. Cortei as batatas em rodelas. Peguei um punhado de azeitonas verdes [não tinha pretas em casa] e comecei a montar.

Num pirex grande, coloquei um fio generoso de azeite, em seguida as batatas, o bacalhau, as cebolas, o pimentão e a azeitona. Salpiquei um pouquinho de pimenta do reino. Mais azeite e repeti o processo.

Levei para assar em forno pré-aquecido, a 180º. Ficou no forno uns 30 minutinhos. Para acompanhar, arroz branco da mamãe. Uma delícia!

bom apetite!

2 comentários: