13 outubro 2008

Bifun com camarões

Passei a semana inteira a ensaiar esse receita... em razão da correria, do imenso volume de trabalho, só pude me dedidar ao seu preparo no almoço de domingo. Preciso dizer que ficou bem dentro das minhas expectativas! =)

Bifun com camarões

- 200g de bifun
- 400g de camarões
- 1/2 cebola média à julienne
- 1/2 pimentão verde em tirinhas
- 1 cenoura média também em tirinhas [parti a cenoura em três no sentido do comprimento, fiz fatias finas, depois cortei à julienne]
- 1 sachê de hondashi
- 50ml de água
- 50ml de saquê [não tinha em casa... foi tudo água mesmo]
- 1 colher de sopa rasa de gengibre ralado
- 2 colheres de sopa de óleo de girassol
- 75ml de shoyo [aproximadamente]
- sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Aqueça uma frigideira grande, coloque metade do óleo e refogue os camarões por mais ou menos cinco minutinhos [eles ficam rosinhas rosinhas]. Tempere com uma pitada de sal e pimenta. Reserve.

Coloque a outra parte do óleo, junte a cebola e refogue por um minutinho. Acrescente a cenoura, deixe mais um minuto e, por último, o pimentão. É a hora de colocar o saquê e deixar evaporar. Dissolva o hondashi na água e junte aos vegetais. Em fogo brando, deixe reduzir.

Acrescente o gengibre e volte com os camarões. Finalize com o shoyo. Em uma panela à parte, coloque àgua para aquecer. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e ponha o bifun na panela. Deixe ele lá por um minuto, mexendo para soltar os fios. Escorra e incorpore o molho. Sirva quente.


bom apetite!

3 comentários: