26 novembro 2012

Bolo básico com recheio de chocolate

Faz tempo que eu não preparada uma sobremesa. E essa foi feita assim, de supetão, porque percebi que havia sido convidada para almoçar na casa dos sogros e não tinha nada preparado!

Rápido de fazer, delicioso e básico! Esse é O bolo "esponjoso", ideal para montar em camada. Mas a receita não é minha, copiei da cozinha do Vitor Hugo.

Como éramos apenas quatro à mesa, fiz uma receita e, depois de assado, dividi pela metade e coloquei um recheio de brigadeiro mole. Para economizar nas calorias, eliminei a manteiga: foi só leite condensado e chocolate meio amargo em lascas.

Para a cobertura, reservei 1/3 do brigadeiro e coloquei um pouco de creme de leite para neutralizar o açúcar e deixar em consistência mais mole.

Tipo, ficou gostoso, viu?

Bolo básico com recheio de chocolate


- 4 ovos em temperatura ambiente
- 125g de farinha de trigo
- 125g de açúcar refinado (usei normal e bati ateeeeeé esquecer)
- 20g de manteiga derretida
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha (usei parte de açúcar com baunilha)

Preparo

Derreta a manteiga e reserve. Unte uma forma de aproximadamente 20cm de diâmetro (usei uma quadrada) com óleo de girassol, forre o fundo com papel manteiga e volte a untá-lo com óleo. Reserve e pré-aqueça o forno a 180ºC.

Numa tigela, coloque os ovos, peneire o açúcar e bata até que a mistura triplique de volume. À parte, peneire a farinha, o sal e o fermento. Se vai utilizar o extrato de baunilha, deve colocá-lo na manteiga.

Com os ovos bem batidos, acrescente a mistura dos ingredientes secos em três partes, misturando com a ajuda de uma espátula grande, para não perder a areação.

Em seguida, coloque parte dessa mistura (duas colheres bem cheias) na manteiga derretida. Mexa até que esteja bem incorporado e, só então, verta no restante da mistura do bolo.

Transfira a massa para a forma e leve para assar por aproximadamente 20 minutinhos. Faça o teste do palito.

Deixe esfriar para desenformare recheiar.

bom apetite!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Jô amiga arrasou como sempre, da próxima guarda um pedacinho p/ mim, bjs, ;)...

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Estamos à sua disposição!

    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir