03 março 2010

Mais um risotto (final da tríade)

Então... como disse anteriormente, o risotto foi um dos pratos escolhidos para o jantar aqui em casa, quando recebemos A. e L. Formou a tríade com os rolinhos de massa brick e a mousse de chocolate. Ao A. não faz muita graça as carnes vermelhas, os bacons e os presuntos, então, geralmente, as receitas são vegetarianófilas. Por isso não foi muito difícil decidir que sairia à caça de cogumelos frescos para o tal risotto: champignon, shiitake e girgola.


Risotto de cogumelos frescos


- 250g de arroz arbóreo
- 150g de champignon
- 100g de girgolas
- 50g de shiitake
- 1 cebola pequena picadinha
- 3 colheres de sopa de azeite
- 100g de queijo parmesão ralado
- 50g de manteiga
- 75ml de vinho branco seco
- sal e pimenta a gosto
- caldo de legumes q.b.

Preparo

Pique os cogumelos em lascas finas e reserve 1/3 para posterior decoração. Aqueça uma frigideira ampla (de fundo grosso) e coloque o azeite. Refogue a cebola até começar a ficar translúcida.

Junte os cogumelos e deixe mais uns três minutos. Junte o arroz, refogue mais um pouquinho, acrescente o vinho e deixe evaporar.

Comece, então, a acrescentar o caldo de legumes fervendo. Primeiro duas conchas, depois de uma em uma, mexendo de vez em quando para não grudar. É necessário esperar o caldo quase secar para colocar a concha seguinte.

Quando o arroz estiver al dente, retirar do fogo. Acrescentar o queijo, a manteiga e a pimenta do reino e acertar o sal. Esperar uns três minutinhos.

Enquanto isso, aqueça uma frigideira e leve o restante dos cogumelos para saltear, sem azeite. Cerca de dois minutinhos e já estará.

Antes de servir o risotto, colocar um pouquinho de caldo (cerca de 1/2 concha) para dar mais cremosidade. Emplatar, colocar os cogumelos salteados por cima, um fio de azeite e, servir!

bom apetite!

3 comentários:

  1. Adoro risoto! Semana passada fiz um delicioso de salsa e manjericão, que leva queijo pecorino ao invés do parmesão! Delícia!

    ResponderExcluir
  2. Camila... seu risotto com pecorino deve ter ficado uma delícia! Ainda mais contando com as ervas! Hum!!!

    Ana!!! obrigada querida! Beijos para vc!

    ResponderExcluir