03 março 2010

Mais um risotto (final da tríade)

Então... como disse anteriormente, o risotto foi um dos pratos escolhidos para o jantar aqui em casa, quando recebemos A. e L. Formou a tríade com os rolinhos de massa brick e a mousse de chocolate. Ao A. não faz muita graça as carnes vermelhas, os bacons e os presuntos, então, geralmente, as receitas são vegetarianófilas. Por isso não foi muito difícil decidir que sairia à caça de cogumelos frescos para o tal risotto: champignon, shiitake e girgola.


Risotto de cogumelos frescos


- 250g de arroz arbóreo
- 150g de champignon
- 100g de girgolas
- 50g de shiitake
- 1 cebola pequena picadinha
- 3 colheres de sopa de azeite
- 100g de queijo parmesão ralado
- 50g de manteiga
- 75ml de vinho branco seco
- sal e pimenta a gosto
- caldo de legumes q.b.

Preparo

Pique os cogumelos em lascas finas e reserve 1/3 para posterior decoração. Aqueça uma frigideira ampla (de fundo grosso) e coloque o azeite. Refogue a cebola até começar a ficar translúcida.

Junte os cogumelos e deixe mais uns três minutos. Junte o arroz, refogue mais um pouquinho, acrescente o vinho e deixe evaporar.

Comece, então, a acrescentar o caldo de legumes fervendo. Primeiro duas conchas, depois de uma em uma, mexendo de vez em quando para não grudar. É necessário esperar o caldo quase secar para colocar a concha seguinte.

Quando o arroz estiver al dente, retirar do fogo. Acrescentar o queijo, a manteiga e a pimenta do reino e acertar o sal. Esperar uns três minutinhos.

Enquanto isso, aqueça uma frigideira e leve o restante dos cogumelos para saltear, sem azeite. Cerca de dois minutinhos e já estará.

Antes de servir o risotto, colocar um pouquinho de caldo (cerca de 1/2 concha) para dar mais cremosidade. Emplatar, colocar os cogumelos salteados por cima, um fio de azeite e, servir!

bom apetite!

3 comentários:

  1. Adoro risoto! Semana passada fiz um delicioso de salsa e manjericão, que leva queijo pecorino ao invés do parmesão! Delícia!

    ResponderExcluir
  2. Divino Joana, adorei!!!, bjkas ;)...

    ResponderExcluir
  3. Camila... seu risotto com pecorino deve ter ficado uma delícia! Ainda mais contando com as ervas! Hum!!!

    Ana!!! obrigada querida! Beijos para vc!

    ResponderExcluir