29 novembro 2009

Gratinado de batatas com espinafre

Esse é um prato simplérrimo de elaborar e surpreendente em sabor!
Uma receita nutritiva para dar um toque diferente nas comidinhas do dia-a-dia!
A verdade é que eu não me canso de prepará-la e posso dizer que o namorido nem se cansa de comê-la. =)

Gratinado de batatas com espinafre


- 4 batatas médias cortadas em rodelas de 0,5 cm
- 200g de folhas de espinafre
- 1 cebola figueiras pequena cortada em tirinhas
- 1 alho-poró cortado em tirinhas
- 150ml de creme de leite fresco
- 50 ml de leite
- sal, pimenta e noz moscada a gosto
- um fio de azeite
- queijo parmezão ralado

Preparo

Leve as batatas para cozinhar em água fervendo, com uma pitada de sal. Deixe cinco minutos. É importante que as batatas permaneçam enteiras e que não se desfaçam ao dispor em um refratário.

Em uma frigideira aquecida com azeite, coloque a cebola para refogar, junto com o alho-poró. Quando comece a mudar de cor e ficar translúcida, junte as folhas de espinafre.

Deixe refogar em fogo baixo por mais uns cinco minutinhos, mexendo sempre. Acrescente o creme de leite fresco, o leite e tempere com sal, pimenta e noz moscada.

O refogado deve permanecer no fogo até que o creme de leite comece a reduzir. Retire do fogo e distribua sobre as batatas.

Salpique queijo parmesão e leve a forno pré-aquecido a 180º para gratinar. Retire quando estiver douradinho e sirva em seguida.

bom apetite!

* Para acompanhar, preparei um filé de frango picante. Temperei os filés com suco de um limão, sal, chili (a gosto) e páprica picante. Deixei descansar por uns 20 minutinhos. Em frigideira bem quente, coloquei o frango e, quando estava bem dourado de ambos os lados, incorporei a marinada e deixei reduzir. Com o fogo desligado, acrescentei um naco de manteiga para espessar o molhinho. Delícia!

5 comentários:

  1. Joana, vou anotar querida, que maravilha eu adoro acompanhamento com batatas e amo espinafre, muito simples, porém de encher os olhos e seu frango tá lindo, seu namorido tem toda razão de não cansar de comer, tá de babar, obrigada também pela sua visitinha ao meu cantinho, bjo querida e parabéns mais uma vez por sua receita, ;).
    PS: fiquei de olho também na sua pizza!!!

    ResponderExcluir
  2. Que receita boa! O alho poró deve dar um sabor muito especial!

    ResponderExcluir
  3. Jô, amiga passei aqui rapidinho só para te deixar um grande bjo e te desejar um ótimo Natal e um Ano Novo repleto de realizações

    ResponderExcluir
  4. Adoro gratinado, é tudo de bom...

    ResponderExcluir