26 novembro 2009

Pizza, pizza!

Nem sei quantas vezes manifestei, evidenciei, nesse blog, minha paixão por pizzas! É sentimento verdadeiro e duradouro, ainda mais porque o namorido faz eco ao discurso. =)

Essa é a massa que mais uso em casa, retirada do livro La cocina italiana de Jamie, presentinho meu à minha outra metade da laranja. Para mim é perfeita, porque fica crocante e tostadinha se abrimos fina e com uma textura muito gostosa se prefere uma versão mais grossinha!

Massa base para pizza

- 800g de farinha de trigo para pão
- 200g de farinha de semolina (se não encontra, pode usar somente farinha de trigo)
- 1 colher de sopa rasa de sal marinho
- 14g de fermento biológico seco (eu uso fermento fresco, 2 tabletes)
- 1 colher de sopa de açúcar moreno fino
- 650ml de água morna (aproximadamente)

Preparo

Faça um monte de farinha e sal, faça um furo no meio (tipo vulcão) e coloque a mistura de água morna, fermento e açucar. Eu sempre apronto um desastre na cozinha quando faço isso, ainda não tenho a agilidade necessária... então, quando não quero muita sujeira, uso um bol mesmo.

Com a ajuda de um garfo, vai mesclando farinha e líquidos, até obter uma massa mole. É hora de esfarinhar as mãos e trabalhar a massa, com vontade. Jamie diz que assim vamos obter uma massa elástica e suave.

Faça uma bola com a massa, polvilhe farinha por em cima e deixe descansar coberta por filme de cozinha. Deixe que a massa tire uma soneca de 15 minutos. Como aqui está fresquinho, deixo por pelo menos uma hora.

Feito isso é só repartir a massa em porções (o chef fala em seis), estirar bem, colocar o recheio que mais te apeteça e levar a forno pré-aquecido a 250º, até que esteja crocante, coisa de 7 a 10 minutos. Eu levo as minhas a 210º, porque não tenho pedra nem mármore e asso da forma convencional. E sempre faço metade da receita, porque aqui somos uma duplinha de dois e três a quatro pizzas são mais que suficiente!


bom apetite!

* Essa massa pode ser conservada na geladeira por um par de dias, envolta em filme plástico.
** A pizza da foto foi preparada com queijo muzzarela, chorizo picante, bacon, cebola, camenbert e rúcula fresca.

Um comentário:

  1. tambem gosto muito de pizza..mesmo com esse calorzão todo..gosto de pizza até gelada..quando sobra..e como no café da amnhã..rssss..eu amo

    ResponderExcluir