19 março 2009

Minha nova beringela gratinada

Depois de um fim de semana de excessos, nada melhor que vegetais para compensar a balança! Como tinha beringelas lindonas em casa, optei por um assado! Simplezinho mesmo.... coberto com um refogado de tomates maduros. O que fez a grande diferença nesse prato foi a forma como preparei a berinjela... um truquezinho que aprendi vendo um programa de TV: nada de botá-las cruas ou salteá-las em azeite. Para que fiquem mais firminhas e saborosas, aquecer a frigideira e colocar as rodelas de beringela para dourar, de ambos os lados. Gostei tanto do resultado, que repetirei várias e várias vezes. Até o namô, que tem uma certa birra de vegetais, aprovou.


- 1 beringela grande (ou duas médias) cortada em fatias de aproximadamente 1/2cm
- 1 pimentão vermelho em cubos
- 1 cebola picadinha
- 2 tomates maduros processados
- 2 dentes de alho picadinhos
- azeite
- alecrim fresco
- sal e pimenta a gosto
- 1 pitada de açucar
- 1 punhado de azeitonas
- 1 punhado de parmesão

Preparo

Lave e corte a beringela em discos. Doure na frigideira e disponha em um refratário, previamente untado com um fio de azeite.

A parte, aqueça uma panela, refogue alho e cebola, acrescente o pimentão, um pouquinho de sal e pimenta. Junte os tomates processados, deixe refogar por mais uns cinco minutinhos, com uma pitada de açucar e o alecrim fresco. Acrescente 150ml de água e deixe reduzir.

Distribua o refogado sobre as beringelas, acrescente as azeitonas e salpique o queijo. Leve a forno pré aquecido (grill) para gratinar. Coisa de 10 minutinhos. Sirva em seguida, acompanhado de um arrozinho branco e pescado!

bom apetite!

4 comentários:

  1. Vou tomar nota da dica para preparar as beringelas. Obg :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto demais de berinjela!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. que bom aspecto,por acaso nunca fiz,um dia destes quem sabe,jinhosss

    ResponderExcluir
  4. Era a receita que eu precisava! Estou com berinjela em casa e pensando o que fazer com ela. Vou fazer sua receita!

    ResponderExcluir