28 março 2009

Spaghetti ao queijo e mini-almôndegas

Não sei quando começou meu gosto por essas bolinhas de carne... lembro de meus tempos de criança, quando minha mãe as preparava "apetartadas" em uma panela de ferro... isso é: refogadas e pingando água aos pouquinhos para que chegassem ao ponto! Na receita dela, nada de pão ralado para dar liga... era carne, cebola picadinha, cubinhos de bacon, ervas frescas picadas, ovo, sal, pimenta do reino e pimenta malagueta! Delícia!

Eu tinha carne picada em casa e não tardei muito para saber o que eu queria fazer para o jantar. Tinha spaghetti tricolor e queria prepará-los com almôndegas (optei por uma receita diferente da que minha mãe fazia, adaptada de uma preparada por Jamie Oliver*). Um porém: sempre tinha feito esse prato com molho de tomate, mas dessa vez queria com salsa de queijo. E resolvi tentar! =)

Para mim, variação aprovada! Fiz almôndegas bem pequenininhas, mini mesmo, coisa 1,5cm. O molho ficou suave (apesar de calórico! rs) e envolveu bem a massa. O namô-cobaia aprovou verbalmente e até repetiu! =)

Spaghetti ao queijo e mini-almôndegas

Para as almôndegas:
-500g de carne de vaca picada
-1 ovo
-1/2 pacote de cream cracker triturado
-1 colher de sopa de mostarda
-ervas frescas picadas (usei tomilho, salsinha e alecrim)
-sal e pimenta do reino

Para o molho:
-2 colheres de sopa de manteiga
-2 colheres de sopa de farinha de trigo
-1 cebola picadinha
-2 colheres de sopa de creamcheese
-50g de parmesão ralado
-50g de queijo semicurado ralado
-sal, pimenta e noz moscada a gosto
-leite (cerca de 400ml)
-150ml de nata

Preparo

Em uma tigela, coloque a carne, a mostarda, o ovo, o biscoito triturado, as ervas, salpique sal e pimenta e misture bem todos os ingredientes para preparar as almôndegas. Vá pegando bocaditos da massa e formando pequenas bolinhas. Disponha em um prato untado com um fio de azeite.

Em uma panela, aqueça a manteiga, coloque a cebola e deixe refogar por uns cinco mintos. Junte a farinha e frite por mais uns três minutinhos. Coloque um pouco do leite, mexendo sempre para não criar grumos. Acrescente o restante do leite, tempere com pimenta e noz moscada, e deixe engrossar um pouco. Incorpore os queijos e, por último, o creme de leite. Acerte o sal.

Em uma frigideira aquecida, coloque um fio de azeite e salteie as mini-almôndegas. Como são pequeninas, o processo é muito rápido. Quando começarem a ficar douradinhas, retire e reserve.

Cozinhe o spaghetti seguindo as orientações do fabricante. Feito isso, junte ao molho as mini-almôndegas e incorpore a massa escorrida. Coloque em uma fonte, polvilhe um pouco de parmesão e sirva em seguida.


bom apetite!

* eu adoro essa receita! a mostarda e o biscoito deixam a almôndega com um gostinho tão especial, que é difícil querer parar de comer! =)

2 comentários:

  1. Oh meu Deus!!! Essa foto está tentadora.

    ResponderExcluir
  2. Ola, vim visitar seu cantinho e adorei!!! Deixa eu aproveitar e perguntar: Onde vc comprou a revista do Jamie?? Estou louca pra dar uma sapiada!!! Um grande beijo

    ResponderExcluir