24 março 2009

Batatas ao forno

Desde que me levantei, sabia que queria preparar para o almoço algo com batatas... mas não queria um simples purê e estava correndo de frituras... Me lembrei então de uma receita que vi no blog da Elvira, há algum tempo... camadas alternadas de rodelas finas de batata e cebola, assadas... e vieram os problemas:
- não me lembrava exatamente da receita e, ontem, minha rua sofreu uma falha no fornecimento de energia que durou horas

Ainda assim, decidi apostar em um prato com o que me lembrava da receita... adapta aqui e adapta ali, a verdade é que não me decepcionei. Ficou delicioso e saudável!


- 6 batatas grandes (em rodelas finas)
- 1 cebola pequena (em rodelas finas)
- 1 fio de azeite
- 250 ml de caldo (usei de pescado)
- 1 punhado de azeitonas verdes fatiadas
- 50g de manteiga
- 1 punhado de parmesão ralado fino
- sal, pimenta do reino, noz-moscada e orégano

Preparo

Em um refratário, coloque um fio de azeite e comece a distribuir as rodelas de batata até formar uma camada fina. Salpique sal, pimenta e noz-moscada e repita o processo.

Distribua a cebola e as azeitonas e volte a colocar outras duas camadas de batata, lembrando-se de salpimentar.

Acrescente o caldo, que deve estar quente, cubra com papel alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 200º. Deixe cerca de 15 minutinhos, até que as batatas estejam bem macias.

Retire o papel alumínio, coloque a manteiga cortada em cubinhos, salpique orégano e parmesão e volte ao forno para dourar, desta vez em grill.

Deixe esfriar uns minutinhos e sirva acompanhando de carne ou pescado. A minha opção foi umas almodegas (pequeninhinhas) em refogado de tomate.

bom apetite!

2 comentários:

  1. Ficaram óptimas, essas batatinhas! :-)

    E eu fico feliz por inspirar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Tirando as azeitonas (não posso comer pois sou alérgica) para mim está perfeito.

    ResponderExcluir