25 abril 2008

É batata rosti, uai!

Há muito queria tentar fazer batata rosti em casa. Eu adoro tudo que leva batata, assim como o meu pai.
Mas, confesso, que experiências alheias lidas pela internet me desanimavam um pouco [para não dizer bastante]. Tinha receio de não acertar, de a batata não grudar, quebrar, e a receita ter que ser reduzida a um gratinado! Mas o que é cozinhar senão experimentar?

Ontem foi A noite. Dei uma olhada na geladeira, escolhi os ingredientes e parti para o preparo. Posso estar enganada, mas acho que funcionou. A receita? Um misto de um monte de receitas que vi pela internet!

Batata rosti com queijo e calabresa


- 6 batatas médias (acho que minhas batatas estavam meio pequenas... poderia ter sido mais)
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de manteiga (mais ou menos)
- 150 g de mussarela ralada
- 1/2 calabresa cortada em tirinhas
- 1/2 cebola pequena cortada em tirinhas
- manjericão e tomilho a gosto
- sal a gosto

Preparo

Lave as batatas, coloque-as para ferver, com casca, em água com sal. Quando levantar fervura, deixe por 8 minutos. Elas precisam estar firmes. Escorra a água e deixe esfriar. Leve as batatas por 5 minutinhos à geladeira, para facilitar na hora de ralar em ralo grosso. Casque antes, ok? =)
Aqueça o fundo de uma panela, coloque a calabresa para fritar, acrescente a cebola e as ervas. Reserve.
Numa frigideira anti-aderente, coloque metade do azeite com 1/2 colher de manteiga. Aqueça em fogo brando, distribua metade da batata ralada, tendo o cuidado de não deixar buracos. Distribua a metade do queijo, em seguida a calabresa, o restante do queijo e a batata. Regue com o azeite restante.
Enquanto a batata rosti vai tostando, vou colocando naquinhos de manteiga nas laterais, para não grudar. Quando a batata estiver com a crosta douradinha, vire, com o auxílio de um prato. Deixe o outro lado tostar por igual. Aí é só servir.
(eu já disse que adooooro queijo derretido?)

bom apetite!

10 comentários:

  1. Nem é parecida com a "tortilla de patatas", mmmmmmm...parece muito gostosa.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu tb adoro tudo que tem batata e há um tempão tb ensaio fazer batata rosti em casa. A foto ficou lindona!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia!!!
    Tb adoro batatas e rosti então, é ótimo!
    Ficou linda a sua, parabéns!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  4. parabéns!! eu não consegui fazer as tais rosti !!!!!!! mas eu sei fazer batata suiça hehehehe

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Uma delícia, uma refeição completa no máximo uma saladinha para acompanhar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. adoro essa batata e a sua ficou lindona.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Adoro batatas e faz muito tempo que ando para experimentar batata rosti mas tenho um certo receio de errar, ao ver a sua receita animei-me :)
    Está com um belíssimo aspecto!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Nunca fiz rosti e já há muito que ando a quere fazer, com esta receita pode ser que seja o ponta pé de partida. Gostei do blog, vou adicionar.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. que delicia!!!!!

    ResponderExcluir