18 fevereiro 2008

Torta barata

Essa receita minha mãe aprendeu com alguém, que eu não me lembro quem, mas, desde que eu me entendo por gente, é feita com freqüência lá em casa e todos adoram. Do tipo que é boa quente, morna, fria, com café, sozinha, com mostarda, pimenta, etc etc etc.
A massa é fofa e bem saborosa, cabe diversos recheios, mas o preferido da família é a reunião de coisinhas coloridas e saudáveis [tirando o bacon em cubinhos!]*.

Para a massa:
- 1 copo de óleo faltando dois dedos para encher [usei girassol]
- 3 ovos
- 1 colher de sopa rasa de sal [usei marinho]
- 2 copos de leite
- 1/2 copo de queijo ralado
- 12 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó

* meu recheio leva cebola, tomate, pimentão em tirinhas, cenoura ralada e milho cozido. Temperados com uma pitada de sal e pimenta do reino. Para evitar que a umidade sole a massa, deixo escorrendo em peneira por aproximadamente 1 hora.

Preparo:
Bater oleo, leite, ovos, sal e queijo no liquificador. Transferir para uma tigela e acrescentar a farinha, aos poucos. Por último, o fermento. A massa fica com consistência um pouco mais firme que de bolo.
Untar forma com manteiga e polvilhar com farinha. Despejar metade da massa, espalhar recheio, cobrir com o restante da massa. Geralmente, salpico queijo ralado por cima. Hoje, coloquei gergelim. Levar ao forno pré-aquecido a 210º, por cerca de 40 minutos.

bom apetite!

6 comentários:

  1. Que saudade de torta barata meu deus!!! Como ela é deliciosa! :D
    Não leva farinha não?¿ ;D

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Parece super gostosa! :-)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esta torta é bastante prática e o recheio pode ser bem variado. Rápida, prática, gostosa e barata. Tudo de bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. forca - ficaria muito contente. tinha-me esquecido de pôr a data, agora já está. é até dia 15.03.08 meia noite. beijocas

    ResponderExcluir