18 abril 2011

Torta de bacalhau

Queria uma torta de bacalhau diferente... que usasse batatas como base mas que não tivesse a textura de um purê. E foi então que pensei que uma espécie de rösti de forno... evidentemente que o resultado não tem a crocância da receita original, mas não deixa de ser interessante! Fica bem saboroso e o recheio pode ser adaptado ao gosto ou disponibilidade de ingredientes.

Torta de Bacalhau



- 900g de batatas
- 700g de bacalhau fresco (também se pode usar desalgado)
- 1 cebola grande em fatias finas
- 1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
- 2 ovos batidos
- manteiga para untar refratário
- um fio de azeite
- sal e pimenta a gosto
- um punhado de queijo parmesão ralado

Preparo

Coloque água para ferver, e cozinhe as batatas por oito minutos. Deixe esfriar e, em seguida, rale em ralo grosso.

Aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite e prepare o bacalhau, deixando 5 minutinhos de cada lado. Retire e reserve.

Na mesma frigideira, refogue a cebola e o pimentão, tempere com sal e pimente e acrescente o bacalhau (já desfiado). Junte 50ml de vinho (eu usei jerez) e deixe reduzir em fogo baixo.

Unte o refratário com manteiga, coloque metade da batata ralada e com a ponta dos dedos ajude a cobrir toda a superfície. Truque: use água gelada para evitar que a batata se pegue nos dedos.

Distribua o recheio e, aos poucos, cubra com a batata restante. Verta os ovos batidos, temperados com uma pitada de sal e pimenta, pulverize o queijo e leve a torta para assar em forno, pré-aquecido, a 180º, até que esteja dourado (cerca de 20 minutos).

Retire do forno, deixe amornar e sirva acompanhado de salada verde. E se sobrar, vale ressaltar que fica ainda mais gostoso no dia seguinte! =)

bom apetite!

obs.: da próxima vez, usarei apenas claras batidas, com o queijo. Acho que ficará mais crocante! =)

4 comentários: