04 março 2010

Pastelzinho de forno

Essa é uma daquelas receitas que bastou bater o olho para saber que iam ser um sucesso na minha cozinha! E não me enganei! Esse pastelzinho é uma verdadeira delícia. A massa é suave e saborosa e vai de maravilha com recheios de queijo, carne... ainda não tentei verduras, mas já posso imaginar um salteado de esfinafre com queijo! Nham nham! =)

De onde tirei essa delícia? Do Chocorango. Adaptei o recheio ao que tinha na geladeira, mas creio que cometi um erro... pode ser que tenha usado demasiado queijo cremoso e parte do recheio acabou escapando. Comprovei de fechar bem os pasteizinhos (porque dividi a massa em duas partes, que foram assadas em dias distintos), mas ainda assim vazou.

O namorido disse que assim ficou melhor, com queijo tostado por fora. É um fofo, não?

Pastelzinho de forno com queijo e alecrim


Para a massa:
- 300g de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de amido de milho
- 1 colher de chá de sal
- 200g de manteiga gelada cortada em cubos
- 2 gemas de ovo
- 100ml de iogurte natural

Para o recheio:
- 1 cebola média picadinha
- 1 tomate sem pele picado em cubinhos
- 1 dente de alho picadinho
- 3 colheres de sopa cheias de cream chease
- 120g de queijo edam ralado grosso
- sal e pimenta
- 1 colher de chá de alecrim seco (se tiver fresco ainda melhor)
- um fio de azeite

Preparo

Em um bol, misture farinha, amido de milho e sal. Acrescente a manteiga, mexendo com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Junte as gemas e o iogurte, pouco a pouco. É importante não amassar em excesso para preservar a textura da massa.

Faça uma bola com a massa, cubra com um pano e deixe descansar por 15 minutos.

Enquanto isso, aqueça uma panela, coloque azeite e salteie, primeiro alho e cebola, depois tomate. Salpimente e junte o alecrim. Retire do fogo e acrescente os queijos. Deixe amornar.

Abra a massa com a ajuda de um rolo e corte-a com um cortador redondo (ou um copo). Eu prefiro a massa mais fina, e acho que por isso o meu rendimento foi maior que na receita original. Consegui uns 35 pasteizinhos.

Recheie e feche cuidadosamente, com a ajuda de um garfo. Pincele com gema de ovo dissolvida em um pouquinho de água e leve a forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 20 minutos.

bom apetite!

2 comentários:

  1. Realmente Joana, esse pastelzinho eu tbém já fiz e é tudo de bom e mais um pouco, ficaram lindinhos!!!, e de dar água na boca com esse queijinho tostado (seu namorido tem toda razão), bjkas e ótimo fim de semana p/ vcs querida ;)..

    ResponderExcluir
  2. Ana... eu já não vejo a hora de preparar uma outra fornadinha! =)
    beijos!

    ResponderExcluir