10 maio 2009

Um espetáculo de couve-flor

Eu bati os olhos nessa receita e me inundou a vontade de experimentá-la. Eu adoro couve-flor... vegetais sempre fazem bem... e jamais tinha preparado uma com salsa de tomates! Fiquei em dúvida se seria possível executar o prato... não sabia se minha panela tinha o tamanho adequado (tinha que ser uma que coubesse a couve-flor inteira e sobrasse cerca de dois dedos até as bordas). Mas não serei modesta... o resultado ficou um arraso! Uma refeição saborosa, leve e que vai bem sozinha ou acompanhada de um grelhado ou arroz branco!

Poréns: para mim, o molho ficou pouco espesso, mas se deixasse mais tempo, perderia o ponto de cozimento da couve-flor (da próxima vez, colocarei um pouco menos de água). Ainda assim, ficou de comer rezando. Depois de ligeiras adaptações, saiu assim:


- 1 couve-flor grande
- 1 cebola cortada à julianne
- 5 dentes de alho picadinhos
- um fio de azeite de oliva
- 15 azeitonas negras
- 4 filés de anchova picadinhos
- 1 lata grande (800g) de tomate sem pele
- um chorinho de vinagre
- um bom punhado de ervas frescas picadas (usei salsa, cebolinha e tomilho)

Preparo

Aqueça a panela, coloque o fio de azeite e refogue a cebola o alho e o talo da couve-flor picadinho. Deixe fritar por uns 10 minutos, até começar a ganhar um tom dourado. Junte as azeitonas, as anchovas e os talos da salsinha, também picadinhos. Deixe refogar mais uns minutos.

Junte a lata de tomates e, com a ajuda da colher, siga amassando e picando grosseiramente os tomates, para que os pedaços não fiquem grandes. Acrescente 200ml de água e misture bem.

Pegue a couve-flor (já lavada) e introduza na panela, afundando-a no molho. Se a panela tem o tamanho adequado, vamos conseguir que metade dela fique imersa e que a outra cozinhe ao vapor. Sobre a couve-flor, ponha um fiozinho de azeite e um chorinho de vinagre.

Tampe a panela e deixe, em fogo lento, por 50 minutos. Salpique as ervas e sirva em seguida! Posso assegurar que o sabor é tão bom quanto o perfume que o prato desprende!

bom apetite!

3 comentários:

  1. Olha como são as coisas, eu nunca pensei que você passa-se no meu blog, eu sou adimiradora do seu blog, adoro suas receitas e posts!! Muito obrigada!!


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Faço uma couve bem parecida, mas no forno.
    Que delícia!! :)

    ResponderExcluir
  3. Também gosto de couve-flor, meu esposo então, é fã! Peguei essa receita que parece ser muito boa mesmo. Espero obter o mesmo sucesso que você teve.

    ResponderExcluir