21 setembro 2008

Bolo de banana com canela

Tudo começou quando, de férias e na casa de uma prima, em Campinas, comi um bolo de banana deveras gostoso, em que o modo de preparo era, no mínimo, curioso. Segundo ela, era fácil fácil de fazer... alternava-se farinha e banana, depois regava com leite e era só levar ao forno e pronto! Como boas mineiras que se juntam, conversa vai, conversa vem, um pedaço de bolo ali, um cafezinho quente aqui, e lá vou eu, embora, no ônibus, sem a "bendita" receita!

De volta à casa dos meus pais, e tentando atender um pedido do dono da casa, fui atrás de uma receita de bolo de banana que levasse pouco açucar, porque ele é diabético e o intuito era substituir por tal&qual... e não é que achei uma receita bem parecida com a "bendita"?

Fiz e ficou bem gostosinho, ainda que com tal&qual. Eu pesquisei no Cozinhas do Mundo, anotei a receita e o site, mas o papel se perdeu... já tentei resgatar o nome da cozinha em outras pesquisas, e nada... então, primeiro, desculpas mil por postar uma receita que não é minha, sem o devido crédito! Segundo, se alguém souber a quem pertence, me avise por favor! =D


- 10 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de canela
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
- 5 colheres de açucar [a receita original manda o dobro, mas acho que fica doce demais]
- 6 bananas fatiadas [no sentido do comprimento]
- 3 ovos
- 1 xícara de leite
- manteiga untar a forma

Preparo

Misture farinha, canela, fermento e açucar. Unte a forma com manteiga e coloque metade dessa mistura. Em seguida, disponha metade das bananas fatiadas. Repita o processo.

Por fim, bata os ovos, junte o leite e derrame sobre a ultima camada de banana. Leve a forno pré-aquecido, a 180º. Quando o bolo estiver quase pronto, polvilhe açucar e canela e volte ao forno para caramelar.


bom apetite!

7 comentários:

  1. adoro bolo de banana!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Este não é meu, mas adoraria experimentar. Uma deliciosa combinação - banana e canela.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Adoraria uma fatia agorinha mesmo!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. eu tenho uma amiga que chama essa receita de "torta de banana preguiçosa". Eu já experimentei e tenho que confessar que é bem prática.

    ResponderExcluir
  5. coloca a mistura de canela, farinha e açucar e fermento seca na forma???

    ResponderExcluir
  6. isso mesmo... metade da mistura seca, bananas, e o restante da mistura seca...

    ResponderExcluir