15 julho 2008

Tosta de gruyère com abobrinha

Início da semana... não sei se para vocês, mas para mim geralmente começa arrastado... sei lá, custa muito sair da tranquilidade do domingo.
Cheguei em casa com uma fominha boa e sem muito tempo... olhei para a geladeira, olhei para o relógio e decidi que uma tosta cairia bem... leve, quentinho e saboroso.

Peguei um bom pedaço de queijo gruyère, ralei em ralo grosso. Fatiei meia abobrinha em rodelas finas. Aqueci uma frigideira com um fiozinho de azeite. Dispus as rodelinhas de abobrinha, e fui grelhando em fogo brando. Virando de vez em quando, até elas ficarem douradinhas. Reseivei. Preparei um molho branco bem basicão [manteiga, farinha de trigo, leite, noz moscada, sal], fiz mais espesso e finalizei com um pouco de creme de leite.

Peguei fatias de pão, para cada tosta, duas fatias. Primeiro, espalhei o molho em cima de uma delas, depois coloquei camadas de abobrinha [duas camadinhas são suficientes], temperei com um pouquinho de sal e pimenta moída na hora. Coloquei o queijo ralado. Aí deitei a segunda fatia, espalhei mais um pouco do molho e finalizei com um poquinho de queijo.

É só levar ao forno pré-aquecido para tostar e gratinar.



bom apetite!

6 comentários:

  1. está maravilhosa..adoro vegetais com queijo!!bjs

    ResponderExcluir
  2. Hum, gruyère combina com tanta coisa! Já experimentou com frutas vermelhas?
    bjo,
    Nina.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia!! Adoro abobrinha e gruyère...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita... adorei o seu blog e essa tosta...
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  5. Hummmmmmmmm! Delícia! Adorei a sugestão, queijo e abobrinha é uma dupla deliciosa, já estou aqui imaginando com um pãozinho integral............bom demais!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. A combinação perfeita, fome e queijo derretendo.

    ResponderExcluir