07 julho 2008

Para mim, esse risotto foi um banquete!

Ai! Tenho andado tão culpada por estar sem tempo para dar a devida atenção a esse espaço! Adoro me dedicar a ele e às novas e velhas receitas... mas os dias estão corridos por excelência! Não consigo nem visitar minhas cozinhas prediletas... Fica o desejo de que as coisas se normalizem em breve....

O que posto hoje foi feito há uma semana. Para ser mais precisa, na última sexta-feira... Uma versão adaptada de um risotto proposto pela Nina, do Gourmandise, em uma das edições do Harmonização Virtual. Bem adaptada, diga-se de passagem. O risotto, que era de pepperoni, virou de salame italiano [cretino?]. E como não tinha cogumelo paris fresco, apelei para o em conserva. Ok, confesso. Isso não foi uma adaptação. Eu assassinei a receita original, mas apesar disso, ainda assim, o resultado final ficou muito bom! Vou postar a receita da Nina, porque segui as mesmas proporções.

Como entrada, comi um antepasto de beringela, que foi um naquinho que reservei de uma encomenda feita por um casal de amigos, para um lançamento na livraria deles. Trata-se de uma pasta um pouco trabalhosa, porém com um resultado final bem saboroso! A receita do antepasto posto depois.


Risotto de pepperoni

Para o fundo de legumes
- 1/2 xícara de cenoura picada
- 1 xícara de cebola picada
- 1/2 xícara de salsão picado
- 1 dente de alho pequeno esmagado
- 4 talos de salsa
- 3 pimentas do reino em grão
- 1,25l de água

Para o risotto
- 1 colher de sopa de óleo (usei azeite)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/2 cebola média picadinha
- 180g de pepperoni finamente fatiado
- 100g de cogumelo Paris fresco fatiado (cerca de ½ bandeja)
- 50ml de vinho tinto seco
- 1/2 xícara de chá de arroz arbóreo (usei um poquinho mais... é que o pacotinho estava no fim)
- fundo de legumes bem quente
- 1/4 de xícara de chá de queijo parmesão ralado (usei mais e acho que carregou o sal do risotto)
- sal a gosto (não foi necessário)

Preparo

Coloque todos os ingredientes para o fundo em uma panela e leve ao fogo baixo. Após levantar fervura, deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, sempre no fogo baixo. Coe e reserve o caldo.
Dica: o caldo que sobrar, esfrie e congele para futuras receitas (sopas, molhos, etc)

Para o risotto, aqueça o óleo e manteiga em panela de fundo grosso. Junte a cebola e refogue sem dourar. Junte o pepperoni e deixe dourar levemente.

No fogo alto, adicione o cogumelo e refogue por cerca de 5 minutos. Junte o arroz e refogue. Acrescente o vinho tinto, abaixe o fogo e adicione 2 conchas de fundo de legumes quente.

Conforme o líquido for evaporando (não use tampa), acrescente mais um pouco de fundo de legumes. Mexa de vez em quando para não grudar nas laterais ou fundo da panela.

Cozinhe até o arroz ficar al dente, a quantidade de fundo varia conforme arroz. Acrescente sal a gosto e desligue. Finalize com queijo parmesão. Sirva imediatamente.


bom apetite!

*
para acompanhar tudo isso, o escolhido da noite foi o argentino Finca Flichman, Cabernet Sauvignon, safra 2006. Segundo o produtor, vinho fino tinto seco, de cor vermelha intensa, aroma de frutas maduras e sabor surpreendente, suave e harmonioso, característico do seu varietal. Graduação alcoólica 13,5% vol. Paguei por ele R$18,90 e achei bem honesto. Particularmente, gostei mais da primeira taça do que da última, quando o álcool ficou mais aparente. E definitivamente tenho um problema, porque só sinto ameixa, quando falam que há fruta madura! =)

3 comentários:

  1. Eu adorei a receita do risotto e acho que está com uma cor muito bonita e bem cremoso.

    O antepasto de beringela parece muito bom também.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Arroz e cogumelos é um pitéu que me encanta, este risotto ficou com uma cor bem bonita graças ao vinho tinto.

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Que cor fabulosa esse risotto! Isso deve ter sido de comer e ficar a chorar por mais!

    ResponderExcluir