02 julho 2008

Angu [como mineira que sou]

As noites fresquinhas fresquinhas chegaram para ficar... e como eu gosto delas!
Pratos quentes são muito reconfortantes, sobretudo se acompanhados de vinho, outra paixão. Um dia esse espaço também será reservado para comentários sobre degustações de garrafas variadas. Um dia... porque preciso primeiro aprender muito. =)
Aliás, no livro "Não entendo muito de vinho, mas sei do que gosto", descobri que minhas taças recém adquiridas não são adequadas. Vai vendo aí!

Voltando ao friozinho, a escolha foi uma polentinha, com bacon, calabresa e molho! Sabe, aquele anguzinho à baiana. Os aromas da preparação do prato abriram o apetite. Resultado? Me fartei! =)


- 300g de carne moída
- 1/2 xícara de bacon em cubinhos
- 1/2 xícara de calabresa em rodelas finas
- 100g de extrato de tomate
- 1 cebola pequena picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 pimenta dedo de moça [a minha foi com semente e tudo! adoro spicy food]
- 1 xícara de água quente
- 250g de polenta
- 50 g de queijo em cubos [usei a mussarela]
- 50g de parmesão ralado grosso

Preparo

Aqueci o fundo de uma panela e fritei, na própria gordura, o bacon e depois a calabresa. Reservei. Coloquei para dourar alho, cebola e juntei a carne. Quando já refogadinha, acertei o sal, juntei a pimenta, o extrato de tomate e deixei mais uns cinco minutos. Adicionei a água e deixei reduzir, em fogo brando. O molho deve ser encorpado.

A polenta fiz seguindo as instruções da embalagem. Apenas substitui a água por leite.

Para montar o prato, em um pirex, coloquei metade da polenta, encondi cubos de queijo na massa. Salpiquei a calabresa e o bacon, cobri com parte do molho, depois coloquei o restante da polenta. Para finalizar, o restante do molho e o parmesão ralado grosso.

Leve ao forno pré-aquecido para derreter o queijo e sirva quente.

bom apetite!

*para acompanhar, escolhi o sul-africano Obikwa Pinotage, safra 2005. Um vinho para o dia a dia, como o próprio produtor adianta. Frutado, álcool pouco aparente, me deixou com um gostinho de ameixa na boca. Como comprei em promoção no empório [R$18] achei uma boa relação de custo-benefício.

5 comentários:

  1. Também prefiro angu, combina mais com este prato que tem cara de "roça" e que...é uma delícia e que...combina com frio e que eu ando esquecida de fazer...obrigado por me lembrar (acho que vai ser o jantar de hoje).
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Fartei-me de rir com o titulo desse livro, é tal qual como eu sou, não percebo nada de vinhoa mas sei do que gosto e principalmente do que não gosto.

    Esse prato é das comidas tipicas que ainda não provei mas a curiosidade é muita.

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Este angu para mim está mais pra mineirinho, tá não? uai.
    Parece que estamos em sintonia com mineirices. bom final de semana

    ResponderExcluir
  4. Amei a sugestão!
    Ficou com muito bom aspecto.

    Parabéns pelo blog =)

    ResponderExcluir