A receita dá para quatro pessoas [ou três bem gulosas]
- 300g de costelinha de porco em pedaços pequenos
- 250g de lombinho de porco em cubos [2x2]
- 100g de lingüiça calabresa em rodelas [usei uma que é fininha]
- 100g de bacon em cubinhos
- 150g de canjiquinha
- 1 cebola picadinha
- 3 dentes de alho picadinhos
- 3 tomates maduros sem pele nem semente em cubinhos
- 1 colher de extrato de tomate
- 3 folhas de couve manteiga à julienne [tirinhas fininhas fininhas]
- sal a gosto
- pimenta do reino e malagueta a gosto
Preparo
Aqueça o fundo de uma panela [grande] e coloque o bacon para fritar. Quando estiver dourado, acrescente a calabresa e deixe mais uns 3 minutinhos, mexendo sempre. Reserve e coloque a costelinha para fritar. Quando ela estiver dourada, junte o lombinho e deixe ele também chegar no ponto. Geralmente, pingo um pouquinho de água quente para soltar aquela borrinha que se forma no fundo da panela e facilitar o cozimento.
Volte com o bacon e a calabresa, junte o alho e a cebola, refogue por uns cinco minutinhos e acrescente o tomate. Para soltar a pele, usei o truque da água fervendo. É só tirar o "olhinho", fazer dois cortes [em cruz] no lado oposto, colocar na água quente e tirar assim que a pele rachar. Fácil fácil.
Refogado o tomate, hora de colocar sal e pimenta malagueta [se for usar], além do extrato de tomate e da canjiquinha. Junte água quente, suficiente para cobrir os pedaços de carne, e deixe cozinhar em fogo brando. A quantidade vai depender de como você gosta. Eu prefiro "al dente" e mais ralinha. Desligue o fogo, acerte o sal e a coloque a pimenta do reino.
Na hora de servir, leve a couve crua para a mesa e um bom azeite. Com a couve no fundo do prato, coloco a canjiquinha quente quente por cima e rego com um fio de azeite. Aí é só se deliciar! Adorooo!
bom apetite!