11 janeiro 2008

Lombo, para começar

Eu juro que tentei resistir ao impulso de escrever aqui. Esse era para ser um projeto futuro. Pensei no nome apenas para garantir domínio. Mas, sei lá... pensar em pratos, bebidas, modos de preparo parece muito mais interessante que as atividades habituais. Prazer, se fosse para resumir em uma palavra.
Tenho percorrido vários blogs, em busca de receitas novas... Acho que, aos poucos, vou postando por aqui. [Por que algo me diz que não conseguirei manter o distanciamento necessário daqui? Digo isso considerando a atual fase da minha vida, mas isso é conversa para um outro post.]

Preparei, na semana passada, uma massa levinha e perfumada... com açafrão, champignons, manjericão fresco e alho dourado... o verão já começou e o clima pedia algo assim. Para acompanhar, fiz um assado de lombo, receita que encontrei no blog da Elvira. Um prato italiano, com uma mistura deliciosa de limão e cerveja. Confesso que imaginei que a carne ficaria mais tenra. Mas já botei um adendo na minha receitinha: assar com papel alumínio por, pelo menos, 15 minutos.

Ah! Se sobrar assado, fatie bem fino e guarde na geladeira. Fica delicioso em sanduíches com queijo branco e pão integral!

Lombinhos com limão

*como não fiz foto do prato, até isso roubei na Elvira. Prometo progredir!

- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 800 g de lombinho de porco
- 2 limões
- 250 ml de cerveja
- sal e pimenta a gosto

Preparo:

tempere o lombo com sal, pimenta e raspas de um limão
[eu gosto de fazer um pouco antes e deixar a carne descansar]
pré-aqueça o forno a 240ºC
em uma panela, doure cebola e alho, no azeite
transfira para o refratário
envolva o lombo com esse azeite
e leve para assar por 5 minutos

retire do forno
acrescente o suco de um limão e a cerveja
volte com a carne para o forno por 45 minutos
regando sempre

quando assado
fatie, transfira para uma travessa e cubra com o molho
sirva em seguida

bom apetite!

4 comentários:

  1. Parabens pelo seu blog!!!

    Acho que algem ficó com vontade de comer.....
    Acho que vai ser um blog muuuito interesante, tenh muito bom jeito esa primeira receita!!!
    Acho que a mistura entre o limão e a cerveja deve ser muito boa, acho que cerveja com malta deve ficar com um gosto muito bom tamen por ese toque a "regaliz".

    Desejando ver mais receitas!!!

    PD: Só falta experimentar, vai facer ele pra min...?¿? Prip...prip....

    ResponderExcluir
  2. não é que seria engraçado?!
    ,)

    ResponderExcluir
  3. Gosteeeeeeeeeei muito daqui
    a foto tá linda e o prato tenho certeza de que é uma delicia.
    Beijo fofa

    ResponderExcluir