12 setembro 2010

Torta de frango (início da busca pela receita estrela de empadão)

Essa semana me bateu uma vontade tão grande de comer empadão! E começou a passar um filmezinho na minha cabeça... com as inúmeras vezes que minha mãe preparava seu delicioso empadão para os lanches de fim da tarde... o cheirinho ao sair do forno, o café fresquinho, as conversas na mesa da cozinha! Que saudade!

Decepção número 1.: eu nunca fiz empadão em casa.
Decepção número 2.: eu sequer tenho a receita da minha mãe.
Decepção número 3.: eu já tinha todos os ingredientes à mão, mas não encontrava entre meus guardados nada que se assemelhasse ao dito empadão.
Decepção número 4.: só no domingo teria como falar com minha mãe e pedir a receita.

Mas como a gula quase sempre me domina, resolvi converter o momento empadão em momento tortinha de frango.... já que a massa preparada tem a textura quebradiça da pâte brisée e minha mãe nunca foi amante dessa textura, nem para empadão, nem para empadinhas. A receita adaptei daqui.

Torta de frango


Para a massa:
- 250g de manteiga em temperatura ambiente
- 120ml de leite
- 1 ovo grande
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
- farinha de trigo q.b. para obter uma massa úmida, mas que desprenda das mãos (usei 420g)

Para o recheiro:
- 2 peitos médios de frango picados em troços (usei filés)
- 1 cebola média picadinha
- 4 dentes de alho picadinhos
- 2 tomates maduros sem pele nem semente picado em cubinhos
- 1 lata pequena de milho verde
- 1 xícara de água morna
- 1 colher de sopa de maisena
- 1 colher de chá de curry
- orégano a gosto
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Em um bol, bate bem, ovo, manteiga, junte o leite e a pitada de sal. Acrescente o fermento e a farinha, aos poucos, até obter uma massa úmida, mas com textura lisa e que desprende facilmente das mãos.

Divida a massa em duas partes. Abra uma das metades e forre a tarteira (eu usei seis tarteiras individuais de 8cm). Com a ajuda de um guarfo, faça furinhos na massa e leve a forno pré-aquecido a 190º para pré-assar por 8 minutos.

Enquanto a massa esfria, aqueça uma panela, coloque um fio de azeite e refogue alho e cebola. Junte o frango em pedaços e deixe dourar.

Acrescente o curry, tempere com sal e pimenta e coloque metade da água. Tape a panela e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 15 minutinhos. Feito isso, retire os pedaços de frango.

À panela, junte os tomates e deixe cozinhar até conseguir um molho encorpado. Acerte a acidez com uma pitada de açucar, junte o milho e o frango desfiado.

Dissolva a maisena na água restante e misture bem. Finalize com o orégano. Divida o creme entre as tarteiras, abra a massa restante e cubra. Pincele com gema de ovo e leve para assar, também em forno pré-aquecido a 190º. Cerca de 15 minutos são suficientes para conseguir uma torta douradinha e crocante!

bom apetite!

3 comentários:

  1. Magnífica Jô!!!, simplesmente maravilhosa sua torta de frango, linda amiga, eu tbem sou louca por empadão pode ser de frango, camarão ou legumes, eu adoro, faço votos que vc ache a receita que procura o mais breve o possível, bjkas enormes no seu ♥ e uma linda semana p/ vc queridona, ;)...

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida Joana!
    Muito obrigada pela simpática visita no meu blog! Fiquei muito contente de receber os parabéns!
    Muita luz pra vc!!!
    A Copê
    P.S.: Torta de frango sempre faz muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Ana!!! finalmente consegui a receita da minha santa mãezinha! Vou testar em breve! =)

    Copê... obrigada por aparecer por aqui também!

    Beijos meninas!

    ResponderExcluir