19 setembro 2010

Queneles de batata com carne e molho de queijo

Cheguei em casa depois de um dia chaaaaaaaaaato de trabalho e queria preparar um jantarzinho para agradar o namorido. Quando ele chegou, resolveu que queria vir ele também para a cozinha. E mais: que queria fazer algo mais sofisticado que nossos jantarzinhos habituais.

Depois de dar voltas e voltas às possibilidades e, principalmente, aos ingredientes, concluimos que não nos restava muito o que fazer, a não ser tentar preparar de maneira diferente, um prato mais que simples. E saiu isso...

Queneles de batata com carne e molho de queijo


- 120g de parmesão ralado grosso
- 250g de carne picada na ponta de faca (pode ser alcatra, pode ser filet - e se der preguiça, vale carne moída)
- 1 cebola média picadinha
- 1 tomate maduro, sem pele nem semente, picadinho
- um fio de azeite
- 4 batatas pequenas
- 100ml de leite (para o molho) + q.b. para as queneles
- 30g de manteiga
- 50g de queijo gouda em cubinhos
- 1 colher de sopa cheia de creamcheese
- 1/2 colher de chá de alecrim seco
- sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
- tomates cherry para decorar

Preparo

Passo 1:
Aqueça uma frigideira, coloque o azeite e refogue a cebola. Quando essa estiver dourada, acrescente a carne e deixe refogar por uns cinco minutinhos, mexendo sempre. Junte o tomate, salpimente e deixe que o líquido se evapore. Reserve.

Passo 2:
Enquanto prepara o refogado, leve àgua para ferver com uma pitade de sal e proceda com o cozimento das batatas, lavadas e ainda com casca. Quando estiverem cozidas, escorra, descasque-as e amasse-as com a ajuda de um garfo.

Aqueça uma panela, coloque a manteiga, a batata amassada, um pouco de leite e tempere com pimenta do reino e noz moscada. Mexa bem, até obter um purê espesso. Reserve.

Passo 3:
Em uma cassarola pequena, coloque o leite e o gouda e leve a forno brando, mexendo sempre, até o queijo estar completamente derretido. Acrescente o creamcheese e o alecrim e deixe reduzir um pouquinho mais. Retire do fogo e reserve.

Passo 4:
Em uma bandeja de forno, com folha de silicone ou papel manteiga, divida e faça quatro montinhos com o queijo parmesão. Forme círculos de mais ou menos 10cm com o queijo ralado, com cuidado para não deixar espaços demasiado grandes.

Acenda o grill do forno a 180º e leve o queijo para derreter e começar a tostar. Retire do fogo e, com a ajuda de uma espátula, tranfira os círculos de queijo para a base de potinhos (ou copos). Use as mãos para dar forma aos cestinhos.

Passo 5:
Para a montagem, retire com cuidado as cestinhas de queijo e disponha em dois pratos grandes. Faça queneles com o purê de batatas (como?? pegue duas colheres de sopa, uma em cada mão; o lance é tranfesrir o purê de uma colher a outra, até conseguir bolinhos mais ou menos uniformes, de forma cilíndrica e ovalada).

Coloque duas queneles por cesta, disponha a carne, e finalize com o molho de queijo. Sirva em seguida, de preferência acompanhado de um bom vinho! =)


bom apetite!

4 comentários:

  1. Divinal,as tuas receitas estão sempre a surpreender mesmo que nem sempre comente, passo sempre pelo teu blog.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Lindo Jô, deu água na boca, vc sempre criativa, parabéns amiga, bjkas e uma super semana p/ vc, ;)... ♥!!!

    ResponderExcluir
  3. Jô,
    Adoro diversificar pratos que na verdade tiramos de idéias simples, são assim que nascem belos pratos!
    Adorei a idéia.
    Beijos
    A Copê

    ResponderExcluir
  4. Amélia... fico muito feliz pelo fato de acompanhar minhas receitinhas. São feitas sempre com muito carinho! =)

    Ana! a criatividade quase inteira ficou por conta do namorido... =)

    Copê... eu concordo plenamente com você e confesso que o sabor ficou uma delícia!

    beijos!!!

    ResponderExcluir