20 abril 2010

Lasanha primavera

Essa lasanha foi improvisada para mais um jantarzinho com L. e A. Um prato de massa com verduras, que foi carinhosamente batizado de primavera por um dos convidados. O toque especial, a meu ver, fica a cargo do salmão defumado... ainda que não se use em grande quantidade, deixa um sabor singular, sobretudo quando saboreado com lindos buquês de brócolis cozidos a vapor.

Fico aqui, escrevendo... como se para comer um bom troço de lasanha necessitássemos de alguma desculpa ou força impulsiva exterior!!! ,)

Lasanha primavera


- 12 placas de lasanha pré-cozidas
- 3 alhos-poró cortados em tirinhas
- 3 cenouras médias raladas
- 1 cebola em tirinhas
- 1 xícara de chá de buquês de brócolis cozidos a vapor
- 150g de salmão defumado
- 250g de queijo em fatias (usei gruyère)
- um punhado de queijo parmesão ralado
- um fio de azeite
- sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de orégano seco
- molho branco q.b.

Preparo

Em uma frigideira aquecida, coloque um fio de azeite e refogue cebola e alho-poró, até que estejam macios. Acrescente a cenoura, tempere com sal e pimenta e reserve.

Para montar a lasanha, comece cobrindo o fundo do refratário com molho branco. Coloque três placas de lasanha, metade do refogado e fatias de queijo.

Cubra o queijo com o molho branco, coloque mais massa e, em seguida, o salmão e os buquês de brócolis. Repita o passo queijo-molho-massa.

Distribua o recheio restante e, mais uma vez, queijo-molho-massa. Para finalizar, mais molho e um bom punhado de parmesão. Salpique orégano e leve a forno, pré aquecido a 180º, até que a lasanha esteja dourada.

Retire do forno, deixe resfriar uns minutinhos e sirva, acompanhado de um bom vinho! =)

bom apetite!

3 comentários:

  1. Magnifíco Joana, eu tava lendo a receita e babando, vai dando uma água na boca e essa foto tá tudo de bom amiga, dá vontade de comer, imagina ao vivo, hummmmmmm!!!, bjkas queridona e lindo dia p/ vc, ;)...

    ResponderExcluir
  2. Nesse momento, minha mãe está fazendo aquela lasanha dela.

    ResponderExcluir
  3. Ana, obrigada pelo carinho e pelas visitas, né?

    Di, diz para a tia que sinto falta da lasanha dela! =)

    beijos!

    ResponderExcluir