22 junho 2009

Pimentão verde recheado de tortilha de batata (pebrots farcits de truita de patata)

Me aventurar pelo universo culinário catalão é sempre uma grande responsabilidade! Estou rodeada de pessoas que preparam pratos deliciosos, tradicionais e isso acaba sendo um peso... talvez não seja uma coincidência ter escolhido começar por essa receita... que apesar de muito praticada pelas bandas de cá, não aparece com frequência na cozinha do namô (e da família)...

Confesso que é um pouco trabalhosa, mas o resultado é uma entrada singular... muito saborosa, de comer com os olhos! (ai! viva a modéstia!)


- 4 pimentões verdes italianos
- 2 batatas grandes
- 1 cebola
- 4 ovos batidos
- azeite de oliva
- sal e pimenta do reino a gosto
- salsa de tomate

Preparo

Lave os pimentões, retire com cuidado o pé, sacando todas as sementes e a parte branca. Deixe escorrer.

Pique a cebola em cubos e leve para fritar em uma frigideira (con tefflon) aquecida e com um fio generoso de azeite. Deixe a cebola refogar em fogo brando até começa a ficar dourada (cerca de 10 minutos).

Acrescente a batata (cortada em quartos, depois em fatias finas) e junte azeite até cobrir. Deixe fritar bem, usando eventualmente a colher para quebrar as fatias de batata.

Depois de aproximadamente 15 minutos em fogo brando, escorra o azeite, tomando cuidado para não retirá-lo por completo. A parte, bata os ovos em um bol.

Verta a cebola e a batata no bol com os ovos, misture, tempere com sal e pimenta e volte para a frigideira, mexendo até que comece a coalhar.

Recheie cada pimentão com parte dessa mistura, coloque em um tabuleiro e leve a forno aquecido a 180º por 20 minutos.

Sirva em seguida, acompanhado de salsa de tomate.

bom apetite!

* essa receita foi adaptada do livro Del mercat a la taula (120 receptes dels clients i les clientes dels mercats de la província de Barcelona)

3 comentários:

  1. Eu gostei muito!
    Agora esperamos mais receitinhas típicas da Catalunha. :)

    ResponderExcluir
  2. Joana,

    Não vais acreditar... Tortilha de Batata é das coisa que mais gosto no mundo... mas... nunca fiz nenhuma em casa... acho que nunca vou conseguir que fique direita... pode ser que agora com as tuas explicações me aventure ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderExcluir
  3. Que tal fazer esta receitinha no Brasil? Acho que vou amar... Beijos!!!

    ResponderExcluir