16 maio 2009

Creme de abobrinha e menta

Gente! Parece milagre... mas o esforço para comer menos e melhor já dura duas semanas! =)
Aqui em casa, isso é quase sinônimo de sopas e creminhos...
Esse, de abobrinha, caiu muito bem... porque pode ser servido quente ou frio, terminando com o impasse entre o casal. É que um potinho bem quentinho me conforta, mas o namô prefere as sopas frias! =)


Para preparar esse creminho, será preciso:
- 4 abobrinhas médias
- 4 batatas médias
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- sal e pimenta do reino a gosto
- um fio de azeite
- caldo de legume (na falta de tempo, eu usei o cubinho)
- um punhadinho de menta fresca
- 100ml de creme de leite

E a elaboração é fácil fácil.
Começa com aquecer uma panela, colocar o azeite e refogar alho e cebola picados. Quando ganham cor, juntar a abobrinha e, por último, a batata. Salpimentar.
Acrescentar o caldo, frio, e deixar cozinhar em fogo lento, até que a batata esteja cozida. Algo em torno de 20 minutinhos.
Retirar do fogo, triturar tudo com a ajuda de um mixer. Colocar as folhas de menta e bater um pouquinho mais. Incorporar o creme de leite e servir em seguida.

Para acompanhar, preparei croutons, com duas fatias de pão de forma cortada em cubinhos, salteados em frigideira quente com um fio de azeite, temperados com uma pitada de sal e cominho.

de-lí-ci-a!!!

Obs.: A receita rende um montão... se a família não é grande ou não deseja congelar, melhor fazer metade! E, se vai congelar, deixe para incorporar o creme de leite depois! =)

bom apetite!

2 comentários:

  1. Comer sopa para mim é um petisco!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Aqui os dias mais frescos estão chegando e essa sopinha esta realmente encantadora e eu também vou numa cumbuquinha de sopa bem quentinha!!


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir