23 maio 2008

A batalha do peixe com o gorgonzola

Esse prato surgiu numa daquelas noites fresquinhas e famintas. Cheguei do trabalho tarde... dei uma olhada rápida na geladeira, reuni alguns ingredientes disponíveis e parti para o fogão! Confesso que sem saber muito bem qual seria o resultado... o queijo disponível era forte demais para o peixe, e isso estava me incomodando! Mas, no final, deu tudo certo... o creme de leite suavizou o molho da massa e a combinação ficou saborosa!

Surubim e bavette ao gorgonzola e pistache


Para o peixe
- 4 filés de surubim
- suco de 1/2 laranja pêra
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher de sopa [cheia] de coentro picadinho
- 1 colher de sopa de shoyo

Para a massa
- 250g de bavette
- 1/2 cebola picadinha
- 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1/2 colher de azeite
- 100g de champignon fatiado
- 50g de gorgonzola
- 50ml de vinho branco seco
- 1 concha de água da cozedura da massa
- 100ml de creme de leite
- um punhado de pistache grosseiramente picado

Preparo

Tempere os filés de peixe e deixe-os marinando por cerca de 30 minutos.

Cozinhe a massa em água com sal e fio de azeite, seguindo orientações da embalagem. Escorra e passe pela água fria para cortar o cozimento, não esquecendo de reservar uma concha da água da cozedura.

Aqueça uma frigideira de fundo grosso, em fogo brando, coloque a manteiga e o azeite, refogue a cebola, até ela ficar douradinha. Junte o champignon, e deixe mais uns três minutinhos. Acrescente o vinho, deixe evaporar o álcool, coloque o gorgonzola e a água da cozedura. Vá mexendo, até reduzir pela metade.

Enquanto isso, em outra frigideira, quente e com um fio de azeite, coloque os filés de surubim para grelhar. Espere uns cinco minutinhos e vire, com o auxílio de uma espátula, para não quebrar os filés. Deixe dourar do outro lado, juntando o suco da marinada.

Minutos antes de servir, junte a massa ao molho e finalize com o creme de leite. [não foi preciso acertar o sal. ficou no ponto]. No prato, decore com os pistaches picados. Sirva quente.

bom apetite!

4 comentários: