Decepção número 1.: eu nunca fiz empadão em casa.
Decepção número 2.: eu sequer tenho a receita da minha mãe.
Decepção número 3.: eu já tinha todos os ingredientes à mão, mas não encontrava entre meus guardados nada que se assemelhasse ao dito empadão.
Decepção número 4.: só no domingo teria como falar com minha mãe e pedir a receita.
Mas como a gula quase sempre me domina, resolvi converter o momento empadão em momento tortinha de frango.... já que a massa preparada tem a textura quebradiça da pâte brisée e minha mãe nunca foi amante dessa textura, nem para empadão, nem para empadinhas. A receita adaptei daqui.
Torta de frango
Para a massa:
- 250g de manteiga em temperatura ambiente
- 120ml de leite
- 1 ovo grande
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
- farinha de trigo q.b. para obter uma massa úmida, mas que desprenda das mãos (usei 420g)
Para o recheiro:
- 2 peitos médios de frango picados em troços (usei filés)
- 1 cebola média picadinha
- 4 dentes de alho picadinhos
- 2 tomates maduros sem pele nem semente picado em cubinhos
- 1 lata pequena de milho verde
- 1 xícara de água morna
- 1 colher de sopa de maisena
- 1 colher de chá de curry
- orégano a gosto
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta do reino a gosto
Preparo
Em um bol, bate bem, ovo, manteiga, junte o leite e a pitada de sal. Acrescente o fermento e a farinha, aos poucos, até obter uma massa úmida, mas com textura lisa e que desprende facilmente das mãos.
Divida a massa em duas partes. Abra uma das metades e forre a tarteira (eu usei seis tarteiras individuais de 8cm). Com a ajuda de um guarfo, faça furinhos na massa e leve a forno pré-aquecido a 190º para pré-assar por 8 minutos.
Enquanto a massa esfria, aqueça uma panela, coloque um fio de azeite e refogue alho e cebola. Junte o frango em pedaços e deixe dourar.
Acrescente o curry, tempere com sal e pimenta e coloque metade da água. Tape a panela e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 15 minutinhos. Feito isso, retire os pedaços de frango.
À panela, junte os tomates e deixe cozinhar até conseguir um molho encorpado. Acerte a acidez com uma pitada de açucar, junte o milho e o frango desfiado.
Dissolva a maisena na água restante e misture bem. Finalize com o orégano. Divida o creme entre as tarteiras, abra a massa restante e cubra. Pincele com gema de ovo e leve para assar, também em forno pré-aquecido a 190º. Cerca de 15 minutos são suficientes para conseguir uma torta douradinha e crocante!
bom apetite!
Magnífica Jô!!!, simplesmente maravilhosa sua torta de frango, linda amiga, eu tbem sou louca por empadão pode ser de frango, camarão ou legumes, eu adoro, faço votos que vc ache a receita que procura o mais breve o possível, bjkas enormes no seu ♥ e uma linda semana p/ vc queridona, ;)...
ResponderExcluirOlá minha querida Joana!
ResponderExcluirMuito obrigada pela simpática visita no meu blog! Fiquei muito contente de receber os parabéns!
Muita luz pra vc!!!
A Copê
P.S.: Torta de frango sempre faz muito sucesso!!!
Ana!!! finalmente consegui a receita da minha santa mãezinha! Vou testar em breve! =)
ResponderExcluirCopê... obrigada por aparecer por aqui também!
Beijos meninas!